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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCosta, Nelson Barros da-
dc.contributor.authorLopes, Shara Lylian de Castro-
dc.date.accessioned2017-05-02T18:31:17Z-
dc.date.available2017-05-02T18:31:17Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationLopes, S. L. C.; Costa, N. B. (2017)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22616-
dc.descriptionLOPES, Shara Lylian de Castro. As relações interdiscursivas entre o discurso religioso e o literomusical em canções interpretadas por Luiz Gonzaga. 2017. 111f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2017.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGonzaga, Luiz, 1912-1989 – Baião (Música) – Análise do discurso religiosopt_BR
dc.subjectGonzaga, Luiz, 1912-1989 – Regionalismo e Religiosidadept_BR
dc.subjectGonzaga, Luiz, 1912-1989 – Canções de forró‎pt_BR
dc.subjectInterdiscursividade. Discurso literomusical. Discurso religioso. Luiz Gonzaga. Ethospt_BR
dc.subjectInterdiscursivity. Literomusical discourse. Religious speech. Luiz Gonzaga. Ethospt_BR
dc.titleAs relações interdiscursivas entre o discurso religioso e o literomusical em canções interpretadas por Luiz Gonzagapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNo presente trabalho, buscamos analisar as relações interdiscursivas que se estabelecem entre o discurso religioso e o discurso literomusical, a partir da análise de canções interpretadas por Luiz Gonzaga. A opção pelo estudo de canções interpretadas por esse artista surgiu da relevância que o intérprete teve para a música brasileira ao dar as bases para um novo gênero musical que, em alguma medida, representa o Nordeste brasileiro: o Baião. As canções que interpreta revelam muitos diálogos com o discurso religioso que, a nosso ver, colaboram para a riqueza e singularidade de sua obra. O referencial teórico principal desse trabalho é a Análise do Discurso, especificamente os estudos do pesquisador francês Dominique Maingueneau sobre o conceito de primado do interdiscurso e as categorias discursivas de ethos e cenas enunciativas. Nesta última está incluída a cenografia. Analisamos ainda a intertextualidade como processo que colabora para a construção dessas relações interdiscursivas. Além dos trabalhos de Maingueneau (2008a, 2008b, 2009), também utilizamos como referencial teórico os estudos de Costa (2001, 2004 e 2012) sobre o discurso literomusical brasileiro. O objetivo principal do trabalho foi o de verificar como a interdiscursividade, observada através do investimento ético e cenográfico nas canções de Gonzaga, bem como nas relações de intertextualidade, se constrói entre o discurso literomusical e o discurso religioso. Percebemos que tais relações são evidenciadas a partir do estudo da oscilação entre ethos discursivo do sertanejo devoto grato/festivo e questinoador/desapontado, a partir da relação com o ritmo musical e a cenografia delineada. Cenas encaixadas de preces também são recorrentes, assim como as relações intertextuais de referência direta ou alusão com textos do discurso religioso, especialmente, bíblicos , bem como processos de retextualização de preces. Essas relações do discurso literomusical com o discurso religioso fortificam posicionamento de Luiz Gonzaga no discurso literomusical brasileiro, na medida em que a religião integra a identidade cultural do sertanejo nordestino e os elementos religiosos da cenografia identificam-se com a proposta desse discurso literomusical, ora polemizando, ora ludicizando, ora disforizandopt_BR
dc.title.enThe interdiscursive relations between religious discourse and literomusical discourse in songs performed by Luiz Gonzagapt_BR
Aparece nas coleções:PPGL - Dissertações defendidas na UFC

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