Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22553
Tipo: Dissertação
Título: Linguagem e dialética em Walter Benjamin
Título em inglês: Language and dialectics in Walter Benjamin
Autor(es): Coriolano, Ericsson Venâncio
Orientador: Almeida, Custódio Luís Silva de
Palavras-chave: Benjamin, Walter, 1892-1940 - Crítica e interpretação;Tradução e interpretação;Linguagem e línguas - Filosofia
Data do documento: 2006
Citação: Coriolano, E. V.; Almeida, C. L. S. (2006)
Resumo: A linguagem, como objeto da investigação filosófica, é uma das temáticas mais importantes herdadas do último século. Benjamim toma este tema, em suas investigações, para se contrapor às tentativas filosóficas de cientificizar a linguagem. Para Benjamim, em sua filosofia, a linguagem é objeto de si, dentro de uma análise ontológica, em que uma linguagem particular se eleva pela tradução à linguagem pura do nome. Esta análise é amparada, conforme o prefácio de Origem do Drama Barroco, na tradição dialética platônica-hegeliana. Esta dissertação tem como objetivo expor o desenvolvimento da filosofia da linguagem de Walter Benjamim, a partir de três textos específicos: Sobre a linguagem Geral e a Humana – Über die Sprache überhaupt und über die Sprache des Menschen (1916), A Tarefa do Tradutor – Die Aufgabe des Ubersetzers (1921) e o prefácio da obra Origem do Drama Barroco Alemão - Ursprung des deutschen Trauerspiel (1924-25). A meta desta exposição é mostrar que na filosofia benjaminiana a linguagem se dá no processo de desdobramento histórico da totalidade do real no ato de nomear humano.
Descrição: CORIOLANO, Ericsson Venâncio. Linguagem e dialética em Walter Benjamin. 2006. 124f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22553
Aparece nas coleções:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_evcoriolano.pdf791,59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.