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Tipo: Dissertação
Título: Cartografias do sombrio: arte, subjetividades e performances no universo gótico de Fortaleza
Título em inglês: Dark cartographies: art, subjectivities and performances in the gothic universe of Fortaleza City
Autor(es): Ribeiro, Sandra Stephanie Holanda Ponte
Orientador: Diógenes, Glória Maria dos Santos
Palavras-chave: Performance (Arte) – Fortaleza;Performance (Arte) – Subjetividade - Fortaleza;Arte gótica - Fortaleza;Urban anthropology;Performances
Data do documento: 2016
Citação: RIBEIRO, Sandra Stephanie Holanda Ponte. Cartografias do sombrio: arte, subjetividades e performances no universo gótico de Fortaleza. 2016. 97f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2016.
Resumo: Nesta dissertação, acompanho as trajetórias de jovens “afinados” com o gótico em seus circuitos de lazer na cidade de Fortaleza, a fim de observar como eles vivenciam uma experiência com esse mundo artístico em diferentes espaços e eventos musicais. Trago para a pesquisa os seguintes questionamentos: como esses jovens produzem uma experiência com o gótico a partir desses encontros? O que distingue ou caracteriza essa experiência? O trabalho compreende uma descrição das trajetórias, eventos, performances, consumos e afetos que constituem e caracterizam esses encontros, ao mesmo tempo em que busca traçar a multiplicidade de interações e de fluxos que atravessam as subjetividades desses jovens. Na investigação, utilizo o conceito de mundo artístico elaborado por Becker (2010) como estratégia metodológica para pensar o universo gótico como uma rede de cooperação entre indivíduos em torno de trabalhos de arte, no caso, a arte gótica.
Abstract: In this dissertation, I accompany young trajectories tune with the Gothic in their leisure circuit in Fortaleza city, in order to observe how they lived an experience with this art world in different spaces and musical events. I bring to research the following questions: how these young people produce an experience with gothic from these meetings? What distinguishes or characterizes this experience? The work includes a description of the trajectories, events, performances, consumptions and affections that constitute and characterize these meetings, while seeking to describe the multiplicity of interactions and flows through the subjectivities of these young people. During the investigation, I use the concept of art world prepared by Becker (2010) as a methodological strategy into think of the gothic universe as a network of cooperation between individuals around artworks in the case, the Gothic art.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22344
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