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Tipo: Tese
Título: Déficit cognitivo em crianças e adolescentes com transtorno bipolar em eutimia: revisão sistemática e meta-análise
Título em inglês: Cognitive deficits in euthymic children and adolescents: systematic review and meta-analysis
Autor(es): Elias, Liana Rosa
Orientador: Carvalho , André Férrer
Palavras-chave: Cognição;Disfunção Cognitiva;Criança;Adolescente;Transtorno Bipolar;Neuropsicologia
Data do documento: 27-Dez-2016
Citação: ELIAS, L. R. Déficit cognitivo em crianças e adolescentes com transtorno bipolar em eutimia: revisão sistemática e meta-análise. 2016. 90 f. Tese (Doutorado em Ciências Médicas) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Este trabalho consiste em uma revisão sistemática com meta-análise de estudos investigando funções neuropsicológicas em jovens até 18 anos diagnosticados com Transtorno Bipolar (TB) em fase eutímica em comparação com controles saudáveis (CS). Desta forma, espera-se esclarecer o funcionamento cognitivo de pacientes bipolares pediátricos com uma amostra representativa e com controle das potenciais fontes de heterogeneidade. Para o alcance dos objetivos, uma busca sistemática na literatura foi realizada nas bases de dados Pubmed / MEDLINE, PsycInfo e EMBASE, desde o primeiro periódico veiculado à base, até 23 de março de 2016 em estudos originais revisados por pares (peer-review) que investigaram funções neuropsicológicas de jovens eutímicos com TB em comparação com CS. Foram extraídos os tamanhos de efeito (TE) para cada um dos testes neuropsicológicos utilizados. Adicionalmente, os resultados foram agrupados de acordo com os seguintes domínios cognitivos: atenção/vigilância, aprendizagem verbal, memória verbal, memória de trabalho, aprendizagem visual, memória visual, funções executivas, velocidade de processamento e cognição geral. Foram seguidos os protocolos do PRISMA Statement. Como resultado, este estudo sintetizou dados de vinte e quatro estudos que preencheram os critérios de inclusão (N = 1146; sendo 510 no grupo TB e 636 no grupo controle). Em geral, os jovens bipolares eutímicos apresentaram déficits significativos nos domínios de: aprendizagem verbal, memória verbal, memória de trabalho, aprendizagem visual e memória visual, com tamanhos de efeito de moderado a grande (g de Hedge entre 0,76 a 0,99). Não foram observados déficits significativos nos domínios de atenção e vigilância, funções executivas, e velocidade de processamento. A heterogeneidade foi alta (I2 ≥ 50%) para a maioria das estimativas de TE. Diferenças na definição de eutimia entre os estudos explicaram a heterogeneidade na estimativa do TE para aprendizagem verbal e memória. Também foram encontradas evidências para outras fontes potenciais de heterogeneidade em várias estimativas do TE, que incluiam comorbidade com TDA/H e transtornos de ansiedade, bem como o uso de medicamentos. Além disso, o uso de diferentes testes neuropsicológicos pareceu contribuir para a heterogeneidade de algumas estimativas (como por exemplo, no domínio atenção/vigilância). Ao final, foi possível concluir que jovens bipolares eutímicos apresentam disfunção cognitiva significativa abrangendo os domínios aprendizagem verbal, aprendizagem visual, memória verbal, memória visual e memória de trabalho. Estes dados sugerem que, para um subconjunto de indivíduos com TB, os fatores do neurodesenvolvimento podem contribuir para a disfunção cognitiva.
Abstract: This work consists of a systematic review with meta-analysis of studies investigating neuropsychological functions in youth up to the age of 18 diagnosed with Bipolar Disorder (BD) in euthymic phase compared to healthy controls (HC). The study aims to to clarify the cognitive functioning of pediatric bipolar patients by investigating a representative sample and controlling potential sources of heterogeneity. A systematic search in the literature was performed in the Pubmed/MEDLINE, PsycInfo and EMBASE databases from inception until March 23rd, 2016 to select original peer-reviewed studies that investigated neuropsychological functions in youths diagnosed with TB in the euthymic phase compared to HC. Effect sizes were extracted for each of the neuropsychological tests used. In addition, the results were grouped according to the following cognitive domains: attention and vigilance, verbal learning, verbal memory, working memory, visual learning, visual memory, executive functions, processing speed and general cognition. The PRISMA Statement protocol was followed. The study synthesized data from twenty-four studies that met the inclusion criteria (N = 1146, 510 in the BD group and 636 in the control group). In general, euthymic bipolar youngsters had significant deficits in the domains of verbal learning, verbal memory, working memory, visual learning and visual memory with moderate to large effect sizes (Hedges’s g between 0.76 and 0.99). No significant deficits were observed in the domains of attention/vigilance, executive functions, and processing speed. The heterogeneity was moderate to large (I2 ≥ 50%) for most ES estimates. Differences in the definition of euthymia between the studies explained the heterogeneity in the ES estimation for verbal learning and memory. Evidence was also found for other potential sources of heterogeneity in various estimates of ES that included comorbidity with ADHD and anxiety disorders, as well as madication use. In addition, the use of different neuropsychological tests seemed to contribute to the heterogeneity of some estimates (e.g. in the attention/vigilance domain). At the end, it can be concluded that youths with euthymic BD present significant cognitive dysfunction encompassing the domains verbal learning, visual learning, verbal memory, visual memory and working memory. The results also suggest that, for a subset of individuals with BD, neurodevelopmental factors may contribute to cognitive dysfunction.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21849
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