Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21845
Title in Portuguese: A pesquisa ação colaborativa como instrumento de transformação das práticasculturais em bibliotecas universitárias : o caso da Biblioteca de Ciências e Tecnologia da UFC.
Author: Melo, Ana Cristina Azevedo Ursulino
Nascimento, Aline Vieira
Keywords: Ação Cultural
Práticas renovadoras
Bibliotecas Universitárias
Issue Date: 2016
Citation: MELO, Ana Cristina Azevedo Ursulino; NASCIMENTO, Aline Vieira. A pesquisa ação colaborativa como instrumento de transformação das práticas culturais em bibliotecas universitárias : o caso da Biblioteca de Ciências e Tecnologia da UFC. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19, 2016, Manaus, Brasil. [Anais eletrônicos]... Manaus, Brasil, 2016. Disponível em:https: https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/242/240
Abstract in Portuguese: Aborda o processo das práticas culturais em Bibliotecas Universitárias, em diferentes aspectos como incentivo a cultura através de várias ferramentas, com o objetivo de dinamizar as práticas culturais na Biblioteca de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal do Ceará e sua inserção no novo contexto de incentivo a cultura e a leitura. Enfatiza a importância da Biblioteca Universitária como agente cultural, mostrando os requisitos necessários e as ferramentas que o bibliotecário pode utilizar nesse processo de ação cultural. No referencial teórico abordou-se a questão da responsabilidade social e o papel do bibliotecário nesse contexto, bem como a análise do papel dos bibliotecários como agentes culturais. No decorrer da prática das ações da pesquisa foram observadas importantes questões acerca da articulação entre pesquisa e formação. Observou-se ainda que: os bibliotecários tornaram-se mais participativos e motivados, que os usuários interagiram com as ações, que a pesquisa proporcionou manifestações de autoestima dos funcionários da biblioteca fazendo com que as ações fossem reconhecidas como elementos facilitadores para melhora o diálogo junto aos usuários. As conclusões enfatizaram a importância do papel social nas bibliotecas onde o desenvolvimento de ações culturais delineia como o bibliotecário pode exercer de maneira eficaz o papel de agente cultural, conseguindo, por meio delas, aliar o implemento do seu trabalho a outras formas de contribuição social e cultural.
URI: https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/242/240
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21845
metadata.dc.type: Artigo de Evento
Appears in Collections:BU - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_eve_pesquisaação.pdf979,13 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.