Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21439
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorOliveira, Hilda Coutinho de-
dc.contributor.authorAmaral, Fabricio Brito do-
dc.date.accessioned2016-12-22T18:32:12Z-
dc.date.available2016-12-22T18:32:12Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationAMARAL, Fabrício Brito do. Treinamento e desenvolvimento de gestores no setor de telecomunicações: um estudo qualitativo realizado em operadoras de telefonia celular no Ceará e Piauí. 2006. 136 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2006.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21439-
dc.description.abstractThe objective of this study was to investigate the configuration of the training and development of managers in the sector of telecommunications according to the concepts of 6 participants. The methodology was organized as a qualitative descriptive research. The field research was to collect information and knowledge using interviews half-structuralized in the thematic modality. The inquiry which was carried out in the branch offices of the cellular phone service companies (A, B and C) in the cities of Teresina, Piauí and Fortaleza, Ceará, had as specific objectives to perform research in regards to the perspective of the managers, the characteristics of the training processes and development of managers in the organizations of the sector of telecommunications, to view the nexuses between the training and development of existing managers in these organizations and the ideas of these thematic proposals for the theoreticians and to analyze which was the existing relationship between the training and development of managers and the strategies of their organizations. The primary authors used in this study were Milkovich and Boudreau. The analysis of the interviews confirms the estimated ideas and points out that in the target organizations the training and development of managers carried through is not systematic, not continuous and more centered upon the training technician; that the process of training and development of managers carried through in these organizations diverge from the models considered by the theoreticians and that the training and development of managers is not lined up to the organizational strategies of the related institutions.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdministração de pessoal - Treinamentopt_BR
dc.subjectGerentes - Treinamentopt_BR
dc.subjectTelefonia celularpt_BR
dc.subjectTelecomunicaçõespt_BR
dc.titleTreinamento e desenvolvimento de gestores no setor de telecomunicações: um estudo qualitativo realizado em operadoras de telefonia celular no Ceará e Piauípt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo teve como objetivo investigar como se configura o treinamento e o desenvolvimento de gestores no setor de telecomunicações, segundo as próprias concepções de 6 destes participantes. Metodologicamente, organizou-se como uma pesquisa qualitativo-descritiva, que teve, como meio de recolher informações e conhecimentos, a pesquisa de campo. Utilizou-se como instrumento a entrevista semi-estruturada na modalidade temática. A investigação, que foi realizada nas filiais das empresas operadoras de telefonia celular (A, B e C), nas cidades de Teresina, no Piauí, e em Fortaleza, no Ceará, buscou conhecer, conforme a perspectiva dos gestores, as características dos processos de treinamento e desenvolvimento de gestores nas organizações do setor de telecomunicações, averiguar os nexos entre o treinamento e o desenvolvimento de gestores, existentes nestas organizações e as idéias sobre esta temática propostas pelos teóricos, e analisar qual a relação existente entre o treinamento e o desenvolvimento de gestores e suas estratégias organizacionais. Os autores básicos utilizados neste estudo foram Milkovich e Boudreau. As análises das entrevistas confirmaram os pressupostos e apontaram que, nas organizações pesquisadas, o treinamento e o desenvolvimento de gestores realizados é assistemático, fragmentado e mais centrado no adestramento técnico; que o processo de treinamento e desenvolvimento de gestores, realizado nestas organizações, diverge dos modelos propostos pelos teóricos e que o treinamento e o desenvolvimento de gestores não está alinhado às estratégias organizacionais das referidas instituições.pt_BR
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_dis_fbamaral.pdf655,32 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.