Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21435
Tipo: Dissertação
Título: Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina
Autor(es): Rêgo, Regina Cláudia Ferreira Soares do
Orientador: Santos, Sandra Maria dos
Palavras-chave: Concorrência;Comércio varejista;Supermercados
Data do documento: 2006
Citação: RÊGO, Regina Cláudia Ferreira Soares do. Estratégias competitivas adotadas pelos supermercados de Teresina. 2006. 118 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2006.
Resumo: O varejo supermercadista está enfrentando um grande desafio relacionado à criação de diferenciais competitivos. A entrada no mercado de grandes grupos estrangeiros, o tímido crescimento econômico dos últimos anos e a diminuição do poder aquisitivo do consumidor ocasionaram o aumento da concorrência neste setor. Esses fatores, dentre outros provocaram transformações nas organizações supermercadistas, obrigando-as a buscar modernas ferramentas de gestão, uma necessidade fundamental de compreender seus consumidores e os motivos que os levam a um estabelecimento para realizar suas compras. Diante disto procurou-se identificar neste trabalho as estratégias competitivas utilizadas pelos supermercados de Teresina para vencer a concorrência. Foram selecionados 12 (doze) supermercados para a aplicação de um questionário sobre gestão estratégica e estratégia e concorrência no mercado teresinense, onde concluiu-se que atributos importantes como localização da loja, preços, ofertas, variedade de produtos, ambientação, lojas de vizinhança, são estratégias bastante utilizadas e quando bem planejadas tornam-se um diferencial, associando sua loja e sua marca à preferência do consumidor.
Abstract: The supermarket retail is facing a great challenge related to the creation of competitive differentials. The entrance of big foreign groups into market, the last years timid economical growing and the decrease of the purchasing power have caused the increase of the competition in this sector. These factors, among others have caused transformations in the supermarket organizations, forcing them to search for modern tools of management, a fundamental necessity to understand their consumers and the reasons that lead them to an establishment to carry out their purchases. In face of it, the identification of the competitive strategies used by the supermarkets in Teresina to overcome the competition was looked for. Twelve supermarkets were chosen for the application of a questionnaire, here it was concluded that important attributes such as the location of the stores are quite used strategies and when well planned they become a differential, associating your tore and your brand with the preference of the consumer.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21435
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_dis_rcfsrego.pdf692,01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.