Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21403
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Barulho nas ruas escuras: estilo de vida e redes sociais nos agrupamentos roqueiros
Autor(es): Lima Filho, Irapuan Peixoto
Palavras-chave: Redes sociais;Estilo de vida;Agrupamentos roqueiros
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Revista Crítica de Ciências Sociais
Citação: Lima Filho, I. P. (2015)
Resumo: Esta pesquisa procurou investigar a formação de agrupamentos de roqueiros, fãs do gênero musical rock, na cidade de Fortaleza, Ceará, Brasil, ao longo dos anos 2000. Constatou‑se que estes professam um estilo de vida próprio, que se expressa por formas de pensar, valores morais e normas de comportamento. Movimentam mais do que cenas musicais: constroem uma rede social, chamada de rede roqueira, que se capilariza por bairros “ricos” e periferias. A organização em rede permite, ainda, a formação do que chamamos de agrupamentos, coletivos que subdividem os adeptos em várias vertentes musicais, como metaleiros, alternativos,punks, hardcores, emos, bluseiros, etc. Estes não exibem relação necessariamente pacífica uns com os outros, abrindo o palco de disputas simbólicas por legitimidade.
Descrição: LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Barulho nas ruas escuras: estilo de vida e redes sociais nos agrupamentos roqueiros. Revista Crítica de Ciências Sociais, Coimbra, v. 109, p. 105-136, maio 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21403
ISSN: 2182-7435
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_limafip.pdf786,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.