Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21398
Title in Portuguese: Turismo como estratégia de desenvolvimento na América Latina: dilemas e perspectivas de um modelo excludente
Author: Rodrigues, Lea Carvalho
Keywords: Turismo
América Latina
Estratégia de desenvolvimento
Issue Date: 2014
Publisher: Edições UFC
Citation: Rodrigues, L. C. (2014)
Abstract in Portuguese: O fenômeno turístico é reconhecido como a atividade econômica que mais cresce, em âmbito mundial, no mundo contemporâneo187, suplantando os resultados da indústria automobilística e de bens duráveis. É considerado como uma indústria global por envolver uma ampla e diversificada cadeia produtiva que articula países, economias, territórios e culturas, gerando crescente mobilidade de capitais e definindo pautas de desenvolvimento (MARÍN, 2010). Ademais, no processo de seu desenvolvimento, segundo o autor, transforma os lugares, articulando ao econômico os processos políticos e culturais de um mundo globalizado. Além disto, vale ressaltar que o turismo destaca-se como um fenômeno em que, por excelência, se realizam o que atualmente se denomina processos transnacionais.
Description: RODRIGUES, Lea Carvalho. Turismo como estratégia de desenvolvimento na América Latina: dilemas e perspectivas de um modelo excludente. In: CARVALHO, Alba Maria Pinho de; HOLANDA, Francisco Uribam Xavier de (Orgs.). Brasil e América Latina: percursos e dilemas de uma integração. Fortaleza: Edições UFC, 2014, p. 455-477.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21398
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-7282-636-5
Appears in Collections:DCSO - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_capliv_lcrodrigues.pdf416,29 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.