Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21398
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Turismo como estratégia de desenvolvimento na América Latina: dilemas e perspectivas de um modelo excludente
Autor(es): Rodrigues, Lea Carvalho
Palavras-chave: Turismo;América Latina;Estratégia de desenvolvimento
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: Rodrigues, L. C. (2014)
Resumo: O fenômeno turístico é reconhecido como a atividade econômica que mais cresce, em âmbito mundial, no mundo contemporâneo187, suplantando os resultados da indústria automobilística e de bens duráveis. É considerado como uma indústria global por envolver uma ampla e diversificada cadeia produtiva que articula países, economias, territórios e culturas, gerando crescente mobilidade de capitais e definindo pautas de desenvolvimento (MARÍN, 2010). Ademais, no processo de seu desenvolvimento, segundo o autor, transforma os lugares, articulando ao econômico os processos políticos e culturais de um mundo globalizado. Além disto, vale ressaltar que o turismo destaca-se como um fenômeno em que, por excelência, se realizam o que atualmente se denomina processos transnacionais.
Descrição: RODRIGUES, Lea Carvalho. Turismo como estratégia de desenvolvimento na América Latina: dilemas e perspectivas de um modelo excludente. In: CARVALHO, Alba Maria Pinho de; HOLANDA, Francisco Uribam Xavier de (Orgs.). Brasil e América Latina: percursos e dilemas de uma integração. Fortaleza: Edições UFC, 2014, p. 455-477.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21398
ISBN: 978-85-7282-636-5
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_lcrodrigues.pdf416,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.