Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20826
Title in Portuguese: Dos fundamentos históricos- filosóficos à praxis educativa revolucionária em Gramsci
Title: Dei fontamenti storico-filosofiche a prassi educativi rivoluzionaria in Gramsci
Author: Oliveira, Daniele Kelly Lima de
Advisor(s): Jimenez, Maria Susana Vasconcelos
Keywords: Educação
Gramsci - Instrucione - Ontologia marxiana
Gramsci - Educação - Ontologia marxiana
Issue Date: 2016
Citation: Oliveira, D. K. L.; Jimenez, M. S. V. (2016)
Abstract in Portuguese: A presente tese, ancorada nos pressupostos da Ontologia marxiana-luckasiana, trata do estudo das bases histórico-filosóficas do pensamento de Gramsci, que dão sustentação a posterior análise acerca da categoria Educação na obra do pensador italiano, com vistas a um processo de emancipação humana. A pesquisa buscou rastrear a gênese e a processualidade do desenvolvimento intelectual de Gramsci. Primeiro, suas bases filosóficas, passando do meridionalismo, ao idealismo alemão e suas variações expressas no neo-hegelianismo italiano de caráter liberal em Croce e Gentile, para somente depois chegar ao marxismo. A base histórica foi recomposta tendo como pano de fundo as três primeiras Internacionais dos trabalhadores, com especial atenção à II Internacional, e os debates revisionistas e reformistas, que deram lugar a um novo cenário político, combatido por Gramsci e Lukács. Tal caminho, amparado nos fundamentos ontológicos de Marx, recuperados por Luckács, em sua Ontologia do ser social, nos deram elementos para análise da filosofia, práxis e educação na obra de Gramsci, com destaque para seus Escritos Políticos pré-carcerários e os Cadernos do Cárcere 10 – A filosofia de Benedetto Croce, o 11 – Introdução ao estudo da filosofia e o 12 – Os intelectuais e o princípio educativo. Jornalismo.
Description: OLIVEIRA, Daniele Kelly Lima de. Dos fundamentos histórico-filosóficos à práxis educativa revolucionária em Gramsci. 2016. 147f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20826
metadata.dc.type: Tese
Appears in Collections:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_tese_dkloliveira.pdf941,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.