Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20108
Tipo: Dissertação
Título: A pedagogia moral como processo civilizatório do homem em seu encaminhamento à condição de humanidade em Immanuel Kant
Título em inglês: The moral pedagogy as civilizing process of man in his submission to the human condition in Immanuel Kant
Autor(es): Silva, Kedna Adriele Timbó da
Orientador: Amora, Kleber Carneiro
Palavras-chave: Kant, Immanuel, 1724-1804 - Crítica e interpretação;Moralidade;Pragmática
Data do documento: 2015
Citação: SILVA, Kedna Adriele Timbó da. Pedagogia moral como processo civilizatório do homem em seu encaminhamento à condição de humanidade em Immanuel Kant. 2015. 93 f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Filosofia, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: Buscando responder à pergunta elaborada na obra Lógica (1800) de Immanuel Kant, “O que é o homem?”, esta pesquisa propõe uma investigação acerca da educação enquanto educação do esclarecimento e a única capaz de habilitar as disposições dos homens para o auxilio tanto do homem civilizado, quanto moral. A elaboração de tal pesquisa se inicia com a transição de uma filosofia moral popular para uma metafísica dos costumes e posteriormente de uma educação física, isto é, natural, para uma educação prática, moral. Nesta, a dualidade existente entre ser sensível e ser inteligível não passa despercebida quando o antagonismo surge, e a sociabilidade insociável é demonstrada pela natureza para que o homem possa atingir o progresso. Assim, é centrando na questão do homem que este projeto finda a relevância da educação na formação de uma constituição civil, pois, ao evidenciar que o progresso somente pode ser alcançado pelo próprio homem, Kant responsabiliza as ações dos homens no mundo e os encaminha à sociabilidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20108
Aparece nas coleções:PPGFILO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_katsilva.pdf929,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.