Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20099
Tipo: Dissertação
Título: A partida: um estudo sobre os ritos fúnebres entre católicos
Título em inglês: The departure: a study on funeral rites among catholics
Autor(es): Mendonça, Francisca Simone da Silva
Orientador: Silva, Isabelle Braz Peixoto da
Palavras-chave: Morte – cerimônias e práticas;Cemitérios públicos – Fortaleza (CE);Cemitério São José – Parangaba (Fortaleza, CE) - Ritos e cerimonia fúnebres;Death;Life
Data do documento: 2016
Citação: MENDONÇA, Francisca Simone da Silva. A partida: um estudo sobre os ritos fúnebres entre católicos. 2016. 101f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2016.
Resumo: Com o desejo de contribuir para a compreensão do lugar que o ritual funerário católico ocupa na sociedade atual, em que ocorrem tantas mudanças em intervalos de tempo cada vez menores, este estudo tem o objetivo principal de compreender o(s) sentido(s) que os vivos dão à morte de um ente querido, suas formas de organização em torno dela e os elementos presentes e, por vezes ausentes, nos rituais funerários, atualmente desempenhados pelas empresas funerárias. Visando a este objetivo, observou-se, descreveu-se e analisou-se nove rituais funerários dos moradores católicos praticantes ou não praticantes dos bairros Bom Jardim e Conjunto Ceará, da cidade de Fortaleza, no Ceará, ocorridos entre março e novembro de 2014 e entre junho e novembro de 2015. Foram feitas também visitas aos cemitérios selecionados para a pesquisa, às residências no momento da ocorrência de velórios e às empresas funerárias mencionadas pelos agentes de pesquisa. Em princípio, elabora-se uma discussão sobre a morte enquanto um rito de passagem (VAN GENNEP, 2011) dotado de uma forte dimensão simbólica (TURNER, 1974). Considerando-se que a cena ritual se dá em um ambiente de interação social (GOFFMAN, 2010), em que a ordem e a desordem desempenham um papel singular no tocante à organização ritual (DOUGLAS, 2014), desenvolve-se o conceito de ritual ao longo do texto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20099
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_dis_fssmendonca.pdf504,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.