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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Questionários dos Valores Básicos – Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto
Título em inglês: Basic Values Survey – Diagnosis (BVS-D): evidence of construct validity
Autor(es): Souza, Luana Elayne Cunha de
Gouveia, Valdiney Veloso
Lima, Tiago Jessé Souza de
Santos, Walberto Silva dos
Palavras-chave: Valores;Funções;Medida;Validade;Diagnóstico;Values;Functions;Measure;Validity;Diagnosis
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Psicologia: reflexão e crítica
Citação: SOUZA, Luana Elayne Cunha de; GOUVEIA, Valdiney Veloso; LIMA, Tiago Jessé Souza de; SANTOS, Walberto Silva dos. Questionários dos Valores Básicos – Diagnóstico (QVB-D): evidências de validade de construto. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 28, n. 2, p. 292-301, 2015.
Resumo: Este estudo teve como objetivo construir o Questionário dos Valores Básicos, versão diagnóstico (QVB-D), reunindo evidências de sua validade de construto (validades fatorial e convergente e consistência interna). No caso, teve-se em conta a teoria funcionalista dos valores humanos, identificando suas subfunções e três valores para representar cada uma. Participaram 210 estudantes do ensino médio e universitários de João Pessoa (PB), com idade média de 18,3 anos (DP = 2,94), a maioria do sexo feminino (61,4%). Estes responderam o QVB-D e perguntas demográficas. Para conhecer evidências de validade fatorial do instrumento, foram realizadas análises fatoriais confirmatórias, ademais para avaliar a consistência interna três indicadores foram utilizados. Os resultados apoiaram a adequação de sua versão com 54 itens, mostrando evidências de validade de construto. Conclui-se que este é um instrumento psicometricamente adequado, podendo ser utilizado em pesquisas futuras e na prática profissional do psicólogo.
Abstract: This study aimed to develop the Basic Values Survey, diagnosis version (BVS-D), gathering evidence of its construct validity (factorial and convergent validities and reliability). The functional theory of human values was taken into account, identifying its subfunctions and three values to represent each one. Participants were 210 school and university students in João Pessoa (PB), at a mean age of 18.3 years (SD = 2.94), mostly female (61.4%). They answered the BVS-D and demographic questions. In order to know factorial validity evidence of the instrument, confirmatory factor analyses were performed, and to assess the internal consistency, three indicators were used. Results supported the appropriateness of its version with 54 items, showing evidence of construct validity. In conclusion, this instrument showed appropriate psychometric parameters, which justifies its use in further studies and professional practice of psychologists.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19905
ISSN: 0102-7972 (impresso)
1678-7153 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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