Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19854
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Tradução e ensino de língua estrangeira: uma agenda de pesquisa dos anos de 2004 a 2013
Título en inglés: Translation and foreign language teaching: a research agenda from the year of 2004 to 2013
Autor : Pontes, Valdecy de Oliveira
Sousa, Bill Bob Adonis Arinos Lima e
Silva, Rafael Ferreira da
Palabras clave : Tradução;Ensino;Língua Estrangeira;Translation;Teaching;Foreign Language
Fecha de publicación : 2015
Editorial : Cadernos de Tradução
Citación : PONTES, Valdecy Oliveira; SOUSA, Bill Bob Adonis Arinos Lima e; SILVA, Rafael Ferreira da. Tradução e ensino de Língua Estrangeira: uma agenda de pesquisa dos anos de 2004 a 2013. Cadernos de Tradução, Florianópolis, v. 35, n. 2, p. 260-288, jul./dez. 2015. 
Resumen en portugués brasileño: Este artigo descreve e discute uma agenda de pesquisa em “tradução e ensino de língua estrangeira (LE)” que contempla os anos de 2004 a 2013. Investigam-se oito periódicos que versam sobre tradução, linguística e linguística aplicada; foram encontrados e coletados 20 trabalhos que se vinculam à temática aqui discutida. Objetiva-se, a partir desse trabalho, esboçar um quadro que possa representar a situação em que se encontram os estudos nessa área. Os dados colhidos nesse estudo mostram que há uma grande fragmentação das pesquisas em tradução e ensino de LE, pois verificou-se falta de sistematização desses estudos, bem como um volume pequeno em publicações considerando-se o espaço de tempo investigado.
Abstract: This paper describes and discusses a research agenda about “translation and foreign language (FL) teaching” which comprehends the year 2004 until 2013. Eight periodicals which publish about translation, linguistics and applied linguistics have been investigated; 20 works which are linked to the thematic discussed here have been found. The aim of this work is to outline a frame which may represent the current situation of the studies in this area. The data collected in this study show that there is a great research fragmentation concerning translation and FL teaching, since a lack of systematization regarding those studies has been verified, as well as a little amount of publication, considering the time length investigated.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19854
ISSN : 2175-7968
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2015_art_vopontes.pdf320,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.