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Title in Portuguese: Sistema de informação gerencial como suporte ao processo decisório: um estudo de caso aplicado ao Instituto de Previdência do Município de Fortaleza - IPM
Author: Braga, Saulo Moreira
Advisor(s): De Luca, Márcia Martins Mendes
Keywords: Sistema de informação gerencial
Processo decisório
Issue Date: 2005
Citation: BRAGA, Saulo Moreira. Sistema de informação gerencial como suporte ao processo decisório: um estudo de caso aplicado ao Instituto de Previdência do Município de Fortaleza - IPM. 2005. 170, [13] f. : Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2005.
Abstract in Portuguese: A administração pública, em sentido formal e material, está destinada a executar suas atividades para o bem comum da coletividade. Atualmente, tanto as administrações diretas como as administrações indiretas estão exercendo suas funções com muita dificuldade, pois os recursos continuam escassos enquanto a demanda social e a complexidade das ações a serem realizadas permanecem numa constante crescente. No entanto, os gestores públicos necessitam tomar decisões que afetam o futuro da entidade executora e da população pelas quais são responsáveis, sem perceberem, às vezes, as conseqüências e riscos a que estão expondo a sociedade e a eles próprios. Portanto, para a gestão pública se tornar mais eficiente e eficaz nas suas decisões, é importante que seus administradores tenham informações seguras, objetivas e rápidas. Este trabalho, que se caracteriza como uma pesquisa descritiva, utilizando como método de investigação o estudo de caso, analisa e avalia o sistema de informação gerencial (SIG) como suporte ao processo decisório do Instituto de Previdência do Município de Fortaleza (IPM). O resultado mostrou que, em parte, o SIG cumpre o papel de auxiliar os gerentes em suas funções, e que suas maiores dificuldades estão concentradas nos aspectos relacionados com a integração das informações, pois, na visão dos gestores, é difícil encontrar informações corporativas ou divisionais.
Abstract: The public administration, in formal and material sense, it is destined to execute its activities for the common good of the collective. Nowadays, as much the direct administrations as the indirect administrations are in the exercise of its functions with much difficulty, therefore, the resources continue scarce while that the social demand and the complexity of the actions to be carried through remain in an increasing constant. However, the public managers need to take decisions that affect the future of the entity and of the population in which it is responsible, without perceiving, to the times, the consequences and risks that they are displaying the society and itself. Therefore, for the public administration to become more efficient in its decisions its administrators must to make use of safe, objective and fast information. This work characterized as a descriptive research, using as method the case study, it analyzes and it evaluates the Management System Information (MSI) as a support to the decision processes of the “Instituto de Previdência de Fortaleza (IPM)”. The result showed that, in part, the SIG fulfills the paper of assisting the controlling in its functions, and that its bigger difficulties are concentrated in the aspects related with the integration of the information, therefore in the vision of the managers it is difficult to find corporative or departmental information.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19779
metadata.dc.type: Dissertação
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