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dc.contributor.advisorBraga, Adriana Eufrásio-
dc.contributor.authorSilivera, Josilda da Cruz-
dc.date.accessioned2016-09-22T16:30:57Z-
dc.date.available2016-09-22T16:30:57Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILIVERA, Josilda da Cruz. Avaliação do papel das mudanças curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemática. 2016. 94f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19673-
dc.description.abstractThe National Secondary Education Examination (ENEM) was established in 1998 aiming to be a diagnostic evaluation primarily to assess students and high school courses, and over the years has been taking the place of traditional entrance exam of Federal Institutions of the country's Higher Education and allowing the federal government to develop public policies for basic education. Soon after, in 2009, it was established the 2009 ESMS (also known as New ESMS) establishing a new proposal for the high school, and then in 2012 the New National Curriculum Guidelines for Secondary Education (NDCNEM) they are instituted. This interim the following research problem arose: What is the role of curriculum changes arising from the Proposal of the 2009 ENEM and NDCNEM in the learning process, from the perspective of mathematics teachers from a high school school in the city of Maranguape (EC)? From this problem was elaborated this work in order to evaluate the role curricular changes arising from the 2009 ENEM proposal and NDCNEM in the learning process, from the perspective of mathematics teachers from a school in the city of Maranguape (EC) . As for the approach, the research is qualitative,referring to the goals it is exploratory and explanatory and on the procedures to be treated as field research. The data collection instrument was the interview with structured questionnaire applied to mathematics teachers from a high school school Public Network Maranguape. Given the above we sought to address the perspective of teachers and the curriculum changes which thereby made the ENEM 2009 and NDCNEM. The analysis of this study was performed using the method of content analysis suggested by Bardin author, based on the concept of evaluation of author Ralph Tyler and contributions from other authors, such as Luckesi, Dewey, Rabelo and Sacristan. In addition, it is noted that the study procedures were submitted for review by the Ethics Committee of the Federal University of Ceará.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da Educação Básicapt_BR
dc.subjectMatemática – avaliação da educação básicapt_BR
dc.subjectMatemática – reforma do currículopt_BR
dc.subjectCurriculum guidelinespt_BR
dc.subjectHigh schoolpt_BR
dc.titleAvaliação do papel das mudanças curriculares (ENEM 2009) e das novas Diretrizes Curriculares Nacionais na perspectiva de aprendizagem entre professores de matemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi instituído em 1998 objetivando ser uma avaliação diagnóstica basicamente para avaliar os alunos e os cursos do Ensino Médio, e no decorrer dos anos foi tomando o lugar do vestibular tradicional das Instituições Federais de Ensino Superior do País e possibilitando ao Governo Federal o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Básica. Logo após, no ano de 2009, foi instituído o ENEM de 2009 (conhecido também como Novo ENEM) estabelecendo uma nova proposta para o Ensino Médio, e em seguida, no ano de 2012 as Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio (NDCNEM) são instituídas. Desse ínterim surgiu o seguinte problema de pesquisa: Qual o papel das mudanças curriculares advindas da Proposta do ENEM de 2009 e das NDCNEM no processo de aprendizagem, na perspectiva dos professores de matemática de uma escola do Ensino médio do município de Maranguape (CE)? A partir deste problema elaborou-se este trabalho com a finalidade de Avaliar o papel as mudanças curriculares advindas da proposta do ENEM de 2009 e das NDCNEM no processo de aprendizagem, na perspectiva dos professores de matemática de uma escola do município de Maranguape (CE). Quanto à abordagem, a pesquisa é de natureza qualitativa, referente aos objetivos ela é exploratória e explicativa e quanto aos procedimentos classifica-se como pesquisa de campo. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista com questionário estruturado, aplicado aos professores de matemática de uma escola do Ensino Médio da Rede Pública de Maranguape. Diante do exposto buscou-se abordar a perspectiva dos professores quanto às mudanças curriculares que advieram do ENEM de 2009 e das NDCNEM. A análise deste trabalho foi realizada através do método de análise de conteúdo sugerido pela autora Bardin, embasada na concepção de avaliação do autor Ralph Tyler e contribuições de outros autores, como Luckesi, Dewey, Rabelo e Sacristán. Além disso, salienta-se que os procedimentos desta pesquisa foram submetidos para análise pelo comitê de ética da Universidade Federal do Ceará.pt_BR
dc.title.enRole of evaluation of curriculum changes (ENEM 2009) and the new National Curriculum Guidelines on learning perspective between math teacherspt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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