Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19571
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O Diário de Rutka: infância, vestígios, lembranças
Título em inglês: Rutka’s notebook – childhood, memories, souvenirs
Autor(es): Coutinho, Fernanda Maria Abreu
Fux, Jacques
Palavras-chave: Rutka Laskier;Diário;Desejo;Polônia;Shoah
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: Cadernos do IL
Citação: COUTINHO, Fernanda Maria Abreu; FUX, Jacques. O Diário de Rutka: infância, vestígios, lembranças. Cadernos do IL, Porto Alegre, n. 47, p. 218-230, dez. 2013.
Resumo: Este trabalho busca discutir a literatura como um espaço da lembrança, espaço em que vestígios de tempos passados, resíduos, rastros e testemunhos memoriais corporificam-se, através das palavras, criando um diálogo potencial com a História. Tendo em vista a problematização proposta, partimos da hipótese de que, da tensão criada entre o vivido e o narrado, origina-se outra tensão, a qual se pauta na negociação entre os discursos da Literatura e o da História. Pretendemos, portanto,verificar de que maneira essas duas instâncias de percepção do mundo podem, a partir do relato de guerra do diário de uma adolescente, entrar em colaboração, para desvelar o real ou o verossímil de acontecimentos marcados pela barbárie e a forma como chegaram às gerações seguintes.
Abstract: This article discusses literature as a space of remembrance; space in which traces of the past, residues, vestiges and testimonies embody themselves, through the words, creating a potential dialogue with history. We therefore intend to define how these two instances of perception of the world try, from the account of the war diary of a teenager, to unveil the real and the true events, marked by barbarism, and how they have reached following generations.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19571
ISSN: 2236-6385 (online)
2013-2014 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLIT - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_art_fcoutinho.pdf300,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.