Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19525
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Um percurso teórico-metodológico para o estudo de constelações de gêneros
Autor : Araújo, Júlio César Rosa de
Palabras clave : Constelação de gêneros;Esfera de comunicação;Transmutação;Propósito comunicativo
Fecha de publicación : 2012
Editorial : Linguagem em (Dis)curso
Citación : Araújo, J. C. R. (2012)
Resumen en portugués brasileño: Neste ensaio, proponho um percurso teórico-metodológico que permita fundamentar uma possível reflexão sobre o fenômeno de agrupamentos de gêneros discursivos. Para tanto, empreendo uma análise dos argumentos de Marcuschi (2000) e de Bakhtin ([1929] 2002) acerca do agrupamento de gêneros. Embora haja discrepâncias entre uma e outra proposta de conceber uma constelação de gêneros, é possível estabelecer um ponto consensual entre esses estudiosos, na medida em que ambos salientam as tendências dos gêneros às variações e às transmutações. Os efeitos dessa análise permitem a conclusão de que um estudo que queira empreender a caracterização de uma constelação de gêneros deve se estruturar a partir de três eixos temáticos fundamentais: a(s) esfera (s) de comunicação em que tais gêneros se ambientam; os rastros deixados durante o seu processo de formação e os propósitos comunicativos atendidos por cada gênero dentro da constelação.
Descripción : ARAÚJO, Júlio César Rosa de. Um percurso teórico-metodológico para o estudo de constelações de gêneros. Linguagem em (Dis)curso, Tubarão, v. 12, n. 1, p. 187-212, jan./abr. 2012.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19525
ISSN : 1982-4017 (online)
1518-7632 (impresso)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2012_art_jaraujo.pdf340,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.