Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19515
Tipo: Dissertação
Título: Brás Cubas: discurso e metadiscurso na construção da personagem no romance e nos filmes
Autor(es): Pereira, Germana da Cruz
Orientador: Sá, Maria da Piedade Moreira
Coorientador: Nino, Maria do Carmo
Palavras-chave: Literatura;Cinema;Discurso;Metadiscurso;Cine
Data do documento: 2008
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PEREIRA, Germana da Cruz. Brás Cubas:discurso e mata discurso na construção da personagem no romance e nos filmes. 2008. 115 f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Pós-graduação em Letras, Pernambuco, 2008.
Resumo: Este discurso tem por objetivo analisar o discurso e o metadiscurso presentes em memôrias Póstumas de Brás Cubas (1981), de Machado de Assis, e verificar os recursos utilizados pelos diretores a fim de transmutá-los do romance para o cinema. Através da análise da obra literária e suas adaptações Brás Cubas (1985), de Júlio Bressane, e Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel, e observando as diferentes particularidades dos meios semióticos e as escolhas estéticas de cada diretor, percebemos como personagem principal de sua autobiografia por meio tanto do discurso como do metadiscurso. Estudos como os de Antônio Cândito (2004) e Renata Palottini (1989), acerca da personagem, Baudrillard (1991), sobre simulacro, Genette (1982) e Chalhub (1997), sobre metadiscurso, auxiliam na análise da construção verbal e imagética da irônica personagem Brás Cubas.
Resumen: Este estudio tiene por objetivo analizar el discurso y el metadiscurso presentes en Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881), de Machado de Assis, y verificar los recursos utilizados por los directores a fin de transmutarlos de la novela para el cine. A través del análisis de la obra literaria y sus adaptaciones Brás Cubas (1985), de Júlio Bressane, y Memórias Póstumas (2001), de André Klotzel, y observando las diferentes particularidades de los medios semióticos y las elecciones estéticas de cada director, percibimos cómo el narrador se construye, como difunto/autor/actor y como personaje principal de su autobiografía por medio tanto del discurso como del metadiscurso. Estudios como los de Antônio Cândido (2004) y Renata Palottini (1989), sobre el personaje, Baudrillard (1991), sobre simulacro, Genette (1982) y Chalhub (1997), sobre metadiscurso, auxilian en el análisis de la construcción verbal e imagética del irónico personaje Brás Cubas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19515
Aparece nas coleções:DLE - Dissertações defendidas em outras instituições

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_gcpereira.pdf1,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.