Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19410
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Valney Veras da-
dc.contributor.authorCavalcante, Mônica Magalhães-
dc.contributor.authorBrito, Mariza Angélica Paiva-
dc.date.accessioned2016-09-05T11:08:41Z-
dc.date.available2016-09-05T11:08:41Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSilva, V. V.; Cavalcante, M. M.; Brito, M. A. P. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn1678-8931-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19410-
dc.descriptionSILVA, Valney Veras da; CAVALCANTE, Mônica Magalhães; BRITO, Mariza Angélica Paiva. Referenciação nos estudos críticos do discurso. ReVEL - Revista Virtual de Estudos da Linguagem, Rio Grande do Sul, v. 13, n. 25, ago. 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherReVEL - Revista Virtual de Estudos da Linguagempt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectEstudos críticos do discursopt_BR
dc.subjectSociocogniçãopt_BR
dc.titleReferenciação nos estudos críticos do discursopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO objetivo deste artigo é propor uma análise crítico-discursiva e textual, a partir das expressões referenciais e do processo de recategorização. Entendemos que a referenciação é um campo profícuo para um estreitamento teórico com a abordagem da sociocognição de van Dijk (2006), a partir da concepção dos referentes como representações mentais, influenciadas pelos modelos mentais de indivíduos e grupos sociais. Por compartilhar pressupostos semelhantes da sociocognição, uma análise textual, por meio da recategorização dos referentes, supre as categorias para uma análise crítico-discursiva, que contempla o estudo das ideologias de dominação dos grupos sociais.pt_BR
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_vvsilva.pdf199,58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.