Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18653
Tipo: Dissertação
Título: Processamento elástico e não-intrusivo de consultas em ambientes de nuvem considerando o SLA
Autor(es): Silva, Ticiana Linhares Coelho da
Orientador: Macêdo, José Antônio Fernandes de
Palavras-chave: Ciência da computação;SLA;Processamento de consultas;Elasticidade;Cloud computing;Service-level agreements
Data do documento: 2013
Citação: SILVA, Ticiana Linhares Coelho da. Processamento elástico e não-intrusivo de consultas em ambientes de nuvem considerando o SLA. 2013. 53 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2013.
Resumo: Computação em Nuvem ou Cloud Computing é um paradigma promissor de computação orientada a serviços. O seu maior benefício é a elasticidade, isto é, a capacidade do sistema de adicionar e remover recursos automaticamente em tempo de execução. Para isso, é essencial projetar e implementar uma técnica efetiva e eficiente que tire proveito da flexibilidade do sistema. Dessa forma, prover elasticidade requer monitorar continuamente (ou prever) a demanda do sistema por recursos, com objetivo de decidir quando adicioná-los e removê-los. Este trabalho apresenta um método de monitoramento não-intrusivo e contínuo de SGBDs relacionais em uma infraestrutura de nuvem, visando minimizar a quantidade de máquinas virtuais provisionadas para o processamento de consultas, e consequentemente maximizar o uso eficiente do ambiente do provedor. Além disso, ele visa satisfazer um "acordo de nível de serviço", em inglês service-level agrement (SLA), associado a cada consulta submetida ao sistema. Dessa forma, um objetivo desse trabalho também é minimizar a penalidade paga pelo provedor para os casos em que ocorre a violação do SLA. Além do método de monitoramento, este trabalho também apresenta um método de provisionamento de MVs para o processamento da consulta como contribuições. Nossa estratégia de monitoramento é aplicada a consultas select-range e consultas com agregação sobre uma única tabela. Os experimentos foram realizados na infraestrutura de nuvem da Amazon, confirmando que nossa técnica é elástica, permitindo ajustar os recursos alocados no sistema de forma automática e dinâmica, com base no SLA acordado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18653
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013_dis_tlcsilva.pdf1,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.