Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18648
Tipo: Dissertação
Título: Uma aplicação para a LPR
Autor(es): Sá, Samy Soares Passos de
Orientador: Pequeno, Tarcisio Haroldo Cavalcante
Coorientador: Pequeno, Marcelino Cavalcante
Palavras-chave: Ciência da computação
Data do documento: 2008
Citação: SÁ, Samy Soares Passos de. Uma aplicação para a LPR. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2008.
Resumo: Sistemas automatizados de apoio à decisão lidam com a representação de conhecimento através de sistemas formais que permitam cálculo de inferências, e através deste, a possibilidade de tirar conclusões de uma base de conhecimento. Lógicas não-monotônicas vêm sendo discutidas como solução para contornar os limites de expressividade da lógica clássica quanto à representação de bases de conhecimento. A LPR (Logic of Plausible Reasoning) é uma proposta recente, que sugere uma estrutura de regra não monotônica através do conceito de generalização e um cálculo de extensões próprio como solução capaz de lidar com alguns dos principais problemas e limites expressivos dos formalismos que a antecederam. O presente trabalho é um dos primeiros a explorar o poder expressivo e potencial para a utilização dessa técnica como ferramenta de modelagem de bases de conhecimento para sistemas de apoio à decisão. Introduzimos as regras de um jogo enquanto sistema formal adequado à análise e ilustramos o funcionamento do raciocínio modelado pela LPR sobre o conhecimento corrente em vários momentos do mesmo, permitindo modelar aspectos do pensamento tais como a formulação de conjecturas, avaliação de cenários e mudança de idéia em decorrência de novas descobertas. Apresentamos, ainda, um programa PROLOG que implementa o modelo descrito com regras LPR como instrumento de corretude do mesmo, utilizando uma técnica de divisão do programa para formular na linguagem regras baseadas em quantificadores e equivalência de variáveis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18648
Aparece nas coleções:DCOMP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_dis_sspsa.pdf2,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.