Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18365
Title in Portuguese: A educação superior brasileira no contexto da crise do capital: uma análise crítica
Author: Guerra, Maria Aurea Montenegro Albuquerque
Keywords: Educação superior
Políticas públicas
Higher education
Public policy
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal do Maranhão
Citation: Guerra, M. A. M. A. (2011)
Abstract in Portuguese: O objetivo deste trabalho é analisar o financiamento da educação brasileira como estratégia do capitalismo para se firmar como proposta hegemônica em face da sua crise estrutural. Faz uma breve retrospectiva da educação superior no Brasil abordando desde a sua implantação com os portugueses, a reforma universitária de 68 até a sua efetiva privatização. A metodologia se desenvolve sob a ótica de uma pesquisa bibliográfica e documental. O estudo é parte integrante da pesquisa de mestrado em andamento da autora.
Abstract: This study intends to analyze the Brazilian education financing as a capitalism strategy to get a hegemonic propose front of structural crisis. Show a short retrospect from brazilian higher education addressing since your deployment with portugueses, university reform of 68 until your effetive privatization. The methodology was developed from of a literature search and documental search. The study is part of the author's master research in progress.
Description: GUERRA, Maria Aurea Montenegro Albuquerque. A educação superior brasileira no contexto da crise do capital: uma análise crítica. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 5., 2011, São Luiz. Anais... São Luiz: Universidade Federal do Maranhão, 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18365
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175280X
Appears in Collections:DCI - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_eve_mamaguerra.pdf3,27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.