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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Virando a página: um novo conceito de acessibilidade na web para deficientes visuais
Título em inglês: Turning the page: a new concept in web accessibility for visually impaired
Autor(es): Souza, Osvaldo de
Tabosa, Hamilton Rodrigues
Palavras-chave: Tecnologias assistivas;Arquitetura da informação;Documento hipergeométrico;Leitura;Deficiência visual;Assistive technology;Information architecture;Hypergeometric document;Reading;Visual impairment
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Informação & Sociedade: Estudos
Citação: SOUZA, Osvaldo de; TABOSA, Hamilton Rodrigues. Virando a página: um novo conceito de acessibilidade na web para deficientes visuais. Informação & Sociedade: Estudos, João Pessoa, v.24, n.1, p. 145-161, jan./abr. 2014.
Resumo: Apresenta proposta de arquitetura de informação para a conversão de documentos hipertextos em documentos hipergeométricos que preservam as características do original e adicionam uma funcionalidade assistiva otimizada direcionada a deficientes visuais. Apresenta brevemente conceitos de interface, ergonomia, tecnologias assistivas e acessibilidade, além de incluir discussões sobre a qualidade das páginas web de várias Instituições de Ensino Superior à luz dos critérios definidos pelo World Wide Web Consortium (W3C) para acessibilidade de documentos na WEB 2.0. A proposta é fundamentada na Teoria dos Conjuntos e na Teoria dos Grafos, e em especial em Multigrafos, o que resulta em um tipo de documento hipergeométrico navegável. Apresentam-se a formulação teórica e a validação da teoria por meio de um estudo de caso. A tecnologia assistiva para acesso à informação proposta oferece uma experiência de navegabilidade que transcende a leitura sequencial hoje imposta aos deficientes visuais por leitores de tela convencionais.
Abstract: This paper presents a new architecture of information for the conversion of hypertext documents on hypergeometric documents that preserves the characteristics of the original, and adds an optimized assistive functionality aimed at visually impaired. Briefly introduces the concepts of interface, ergonomics, accessibility and assistive technologies, and includes discussions about the quality of web pages of various higher education Institutions in the light of the criteria set by the World Wide Web Consortium (W3C) Accessibility of documents in the Web 2.0. The proposal is based on set theory and graph theory, and in particular in multigraph, which results in a type of hypergeometric navigable document. It presents a theoretical formulation and validation of the theory on a case study. The assistive technology for information access proposed provides an assistive navigation experience that transcends the sequential navigation reading today imposed to the visually impaired by conventional screen readers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18256
ISSN: 1809-4783
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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