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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Estudo sobre a qualificação do bibliotecário cearense para o atendimento de usuários com deficiência visual
Título em inglês: Study on the librarian qualification cearense for attendance users with visual impairment
Autor(es): Tabosa, Hamilton Rodrigues
Pereira, Valéria Gomes
Palavras-chave: Acessibilidade;Acesso à informação;Bibliotecário - atuação;Tecnologias assistivas eletrônicas;Accessibility;Access to information;Librarian - acting;Electronic assistive technologies
Data do documento: 2013
Instituição/Editor/Publicador: RACIn: Revista Analisando em Ciência da Informação
Citação: TABOSA, Hamilton Rodrigues; PEREIRA, Valéria Gomes. Estudo sobre a qualificação do bibliotecário cearense para o atendimento de usuários com deficiência visual. RACIn: Revista Analisando em Ciência da Informação, João Pessoa, v. 1, n. 2, p. 21-36, jul./dez. 2013.
Resumo: Este estudo vem ressaltar a importância do acesso à informação e da biblioteca como agentes transformadores, mostrando o papel do bibliotecário como suporte para os deficientes visuais no acesso à informação. O objetivo geral deste trabalho é verificar se os bibliotecários do Estado do Ceará conhecem, utilizam e dominam algumas das tecnologias assistivas eletrônicas que facilitam o atendimento e o acesso de usuários com deficiência visual à informação e se estão capacitados para atuarem com esses usuários. Aborda conceitos, tipos e aplicabilidades das tecnologias assistivas eletrônicas para acesso à informação. O estudo tem caráter exploratóriodescritivo, cuja coleta de dados foi realizada por meio de questionário eletrônico junto a bibliotecários que exercem a profissão no estado do Ceará. Como resultados, verificamos a necessidade de aparelhamento e mesmo do domínio das técnicas de uso, por parte dos bibliotecários cearenses, das tecnologias assistivas eletrônicas de acesso à informação para pessoas com baixa visão ou cegas. Esses profissionais, de modo geral, não se sentem qualificados para atuar com tais necessidades especiais, considerando que essa lacuna, em sua formação profissional, nasce na vida universitária, que não os capacita a atuar com todos os diferentes tipos de usuários.
Abstract: This study is to highlight the importance of access to information and library as change agents, showing the role of the librarian as support for the visually impaired to access information. The overall goal of this work is to verify that the librarians of the State of Ceará know, use and dominate some of assistive technologies that facilitate electronic service and access for visually impaired users to information, they are trained to work with these users. Addresses concepts, types and applicability of assistive technologies for electronic access to information. The study is exploratory and descriptive, which data collection was performed by means of an electronic questionnaire along with librarians in the profession in the state of Ceará. As a result, we see the need for rigging and even the field of techniques use by librarians of Ceará, electronic assistive technology access to information for people with low vision or blind. These professionals generally do not feel qualified to work with such special needs, considering that this gap in their training, born in university life, which does not enable them to work with all different types of users.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18233
ISSN: 2317-9708 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
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