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dc.contributor.authorLima, Mariana Mont'Alverne Barreto-
dc.date.accessioned2016-07-04T10:20:44Z-
dc.date.available2016-07-04T10:20:44Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationLima, M. M. B. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn2318-4620-
dc.identifier.issn0041-8862-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18119-
dc.descriptionLIMA, Mariana Mont’Alverne Barreto. João do Vale e a formação de um artista popular no Brasil, nos anos de 1950. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 46, n. 2, p. 201-224, jul./dez. 2015.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista de Ciências Sociaispt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJoão do Valept_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectCantorpt_BR
dc.subjectCompositorpt_BR
dc.titleJoão do Vale e a formação de um artista popular no Brasil, nos anos de 1950pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo deriva de uma pesquisa cujo objetivo principal é a reconstrução do percurso artístico do cantor e compositor brasileiro João Batista Vale: a compreensão da forma como circulou em espaços distintos, em razão das diferentes inserções de suas músicas no mercado fonográfico. Dentre estes espaços de incursão, dois merecem destaque: aquele pelo qual circularam os autores e intérpretes das canções ditas “sertanejas populares” e, outro, no qual associaram-se os compositores e intérpretes das canções “populares e políticas”. Temos, portanto, dois momentos de constituição da cultura popular musical brasileira que envolvem a trajetória do artista. O primeiro, situado entre os anos de 1950 e 1960, e o segundo entre 1960 e 1970. Para a análise de meu objeto, interessa, aqui, o período inicial de sua carreira, isto é, sua entrada no campo artístico, através de composições musicais apresentadas ao público, ouvinte de rádio e música gravada, por notáveis intérpretes da música popular brasileira na década de 1950, e por meio de sua atuação no cinema. Observo como disjunções, distensões e rupturas constituíram marcas importantes de seu percurso inicial, reorientando sua carreira, suas composições, as classifi cações de sua obra, em um mercado fonográfico então pouco desenvolvido. A estrutura social na qual sua obra originou-se, as relações sociais estabelecidas no período também são partes importantes do seu reconhecimento e consagração, em meados dos anos de 1960, como artista eminentemente popular. Além disso, o esquadrinhamento de sua experiência social e profissional, nos sete primeiros anos de sua carreira, revela mudanças significativas na constituição do campo da música popular brasileira, se comparado ao período seguinte...pt_BR
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