Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18006
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Matreirice e discurso político: a moral da política mineira durante a Primeira República
Autor(es): Barbosa, Luciano Senna Peres
Palavras-chave: Primeira República;Discurso político;Eleições;Prestígio;Governo
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Ciências Sociais
Citação: BARBOSA, Luciano Senna Peres. Matreirice e discurso político: a moral da política mineira durante a Primeira República. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 45, n. 2, p. 211-239, jul./dez. 2014.
Resumo: A historiografia da Primeira República brasileira tem abordado o discurso político através de uma perspectiva negativa, salvo raras exceções. Caracterizado por seu verbalismo exacerbado ou como parte de uma retórica vazia, tudo o que os políticos no período disseram sobre a sua função, ou seus atos, é reduzido pela historiografia uma capa a encobrir a “estrutura real” de poder – seja a dinâmica econômica que dá sentido à ação das oligarquias estaduais, ou a força de cooptação do Estado por meio das relações clientelistas. Na busca de realidades subjacentes, as análises impõem um silêncio aos agentes que vivenciaram e atuaram no período. Ou seja, conforme essas abordagens, faz-se necessário silenciar os atores políticos para se entender o que eles estavam fazendo...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18006
ISSN: 2318-4620
0041-8862
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_lspbarbosa.pdf272,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.