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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17992
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A influência da idade na aquisição de seis vogais do inglês por alunos brasileiros. |
Título em inglês: | The influence of age on the acquisition of six english vowels by brazilian learners |
Autor(es): | Lima Júnior, Ronaldo Mangueira |
Palavras-chave: | Aquisição fonológica;Inglês-L2;Vogais;Phonological acquisition;English as a foreign language;Vowels |
Data do documento: | 2015 |
Instituição/Editor/Publicador: | Organon: revista do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul |
Citação: | LIMA JÚNIOR, Ronaldo Mangueira. A influência da idade na aquisição de seis vogais do inglês por alunos brasileiros. ORGANON: revista do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul , Porto Alegre, v. 30, n. 58, p. 15-31, jan;/jun. 2015. |
Resumo: | Foram analisadas acusticamente as produções das vogais [iː ɪ ɛ æ uː ʊ] de brasileiros que estavam cursando o último semestre de seus cursos de inglês, que começaram a estudar a língua em diferentes idades e que nunca moraram ou estudaram inglês fora do Brasil. Os seus espaços vocálicos, com base nos valores de F1 e F2, foram comparados ao espaço vocálico de 10 falantes nativos de inglês. Os resultados mostraram que os alunos brasileiros tendem a agrupar os pares de vogais [iː ɪ], [ɛ æ] e [uː ʊ] em uma única categoria fonológica prototípica infl uenciada pelo português, i.e. [i], [ɛ] e [u], respectivamente. Essa tendência foi encontrada mesmo entre aprendizes mais novos e tendeu a se acentuar com o aumento da idade de início de aquisição, mostrando que a idade é um fator que infl uencia, porém não determina, a aquisição das vogais do inglês por alunos brasileiros |
Abstract: | Th e production of the English vowels [iː ɪ ɛ æ uː ʊ] by Brazilian learners who were in the last semester of their English courses, had begun studying English at diff erent ages and had never lived nor studied English abroad was acoustically analyzed. Th eir vowel spaces, based on F1 and F2 values, were compared to those of 10 native speakers of English. Th e results showed that the Brazilian learners tend to group the pairs of vowels [iː ɪ], [ɛ æ] and [uː ʊ] into one single prototypical phonological category infl uenced by Portuguese, i.e. [i], [ɛ] and [u], respectively. Th is tendency was clear even among the younger learners and it tended to augment with the increase of age of onset, showing that the age factor infl uences, yet does not determine, the acquisition of English vowels by Brazilian learners. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17992 |
ISSN: | 0102-6207 (impresso) 2238-8915 (online) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
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