Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17723
Type: Artigo de Periódico
Title: Memória do cotidiano: registro da Comunidade Santa Clara na Web
Authors: Farias, Maria Giovanna Guedes
Freire, Isa Maria
Keywords: Memória;Web;Inclusão;Comunidade;Tecnologias;Memory;Web;Inclusion;Community;Intellectual technologies;Memoria;Web;Inclusión;Comunidad;Tecnologías intelectuales
Issue Date: 2011
Publisher: Em Questão
Citation: FARIAS, Maria Giovanna Guedes; FREIRE, Isa Maria. Memória do cotidiano: registro da Comunidade Santa Clara na Web. Em Questão, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p.117-131, 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: Este artigo tem por objetivo comunicar os resultados de pesquisa desenvolvida durante mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação na Universidade Federal da Paraíba, para intervir no processo de exclusão informacional vivido pela Comunidade Santa Clara (CSC) em João Pessoa, Paraíba. A intervenção ocorreu para registrar, organizar e divulgar a memória das “fontes de informação” (sujeitos da pesquisa) constituídas por pessoas da Comunidade na Web. Para isso, foi implementada uma ação de informação para criar a interface virtual “Blog da Comunidade Santa Clara” visando disseminar o tesouro de conhecimentos das pessoas depositárias da memória social e do saber popular da Santa Clara. A inclusão deste tesouro no ciberespaço, bem como o empoderamento da Comunidade na competência intelectual para uso da tecnologia digital de comunicação da informação, pode propiciar a valorização da identidade cultural dos moradores da CSC e o exercício da cidadania.
Abstract: This article intends to show the theoretical and methodological ways, as well as the results of research developed during the Master’s Graduate Program in Information Science at the Federal University of Paraíba, to intervene in the process of informational exclusion experienced by the Santa Clara Community (CSC), in João Pessoa, Paraiba. The intervention was aimed to record, organize and disseminate the memory of “information sources” (research subjects) consisting of persons from the Community on the Web. For this, we implemented an action of information to create the virtual interface “Blog da Comunidade Santa Clara” aimed at disseminating the treasure of knowledge of those depositors of social memory and knowledge of Santa Clara. The inclusion of these knowledge in cyberspace, as well as empowerment of the community in intellectual competence to use digital technology of communication of information, can promote the recovery of cultural identity of residents of the CSC and citizenship.
Abstract in Spanish: En este artículo se pretende dar a conocer los caminos teóricos y metodológicos, así como los resultados de las investigaciones desarrolladas durante el maestria del Programa de Pós-Graduação Ciencias de la Información en la Universidade Federal da Paraíba, para intervenir en el proceso de exclusión de información experimentado por la Comunidad Santa Clara (CSC) en Joao Pessoa, Paraíba. La intervención tiene por objeto registrar, organizar y difundir la memoria de “las fuentes de información” (sujetos de investigación) compuesto por personas de la Comunidad en la Web. Para eso, hemos implementado una acción de información para crear la interface virtual “Blog da Comunidade Santa Clara” encaminadas a difundir el tesoro de conocimiento de los repositorios de la memoria social y el conocimiento de Santa Clara. La inclusión de este tesoro en el ciberespacio, así como la potenciación de la capacidad intelectualde la Comunidad para el uso de la comunicación digital de la información puede conducir a la apreciación de la identidad cultural de los habitantes de la CSC y la ciudadanía.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17723
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DCINF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_art_mggfariasimfreire.pdf120,34 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.