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Tipo: Dissertação
Título: Fotografia e memória autobiográfica no Facebook: narrativas de si mediadas pela imagem
Título em inglês: Photography and autobiographical memory on Facebook: self-narrative mediated by image
Autor(es): Carneiro, Jéssica de Souza
Orientador: Germano, Idilva Maria Pires
Palavras-chave: Photography;Online social networks;Redes sociais;Fotografia;Narrativa
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: CARNEIRO, Jéssica de Souza. Fotografia e memória autobiográfica no Facebook: narrativas de si mediadas pela imagem. 2016. 145f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Fortaleza (CE), 2016.
Resumo: O estudo da memória e da narrativa e de sua relação com a produção e o consumo de imagens mostra-se um caminho desafiador, sobretudo na contemporaneidade, quando tentamos compreender esses processos nos ambientes digitais. A fotografia opera nos processos de significação, isto é, nos significados que os sujeitos conferem a um dado acontecimento, no modo como eventos e pessoas são lembrados, contados e compreendidos. Em especial, a fotografia digital produzida para ser compartilhada online introduz um campo de problemas interessantes para investigação dos processos de memória e narração autobiográficas. Este estudo propõe analisar como as fotografias compartilhadas no Facebook atuam sobre a produção de memórias autobiográficas, com efeitos, portanto, sobre atuais formas de narração de si. Em outras palavras, procuramos entender como as novas formas digitais de produzir imagens (principalmente aquelas produzidas para serem compartilhadas) operam na forma como os usuários constroem suas lembranças do vivido, articulando as relações entre passado, presente e futuro a partir das imagens midiatizadas. Além disso, investigamos como essas novas maneiras de “guardar” a memória atuam sobre a criação das atuais narrativas autobiográficas, isto é, as histórias que as pessoas contam sobre si mesmas. Esta pesquisa apoia-se nos estudos de memória, narrativa e novas mídias de Van Dijck , Brockmeier e Sibilia, e em Dubois e Samain no que se refere à natureza, ao funcionamento e à análise da fotografia. O estudo qualitativo consistiu em duas etapas: 1) aplicação do questionário semi-estruturado com temas sobre fotografia e memória; 2) codificação e análise das fotografias disponibilizadas para a pesquisa, selecionadas pelos respondentes. O convite à participação se deu no próprio Facebook. Identificamos os fatores que contribuem para o processo de escolha da imagem compartilhada e os processos individuais e sociais que circunscrevem as práticas de produção e compartilhamento da fotografia digital, procurando estabelecer uma relação entre a produção de memória e as autonarrativas.
Abstract: The study of memory and narrative and its relation with the production and consumption of images has shown a challenging course, especially nowadays, when we try to understand these processes in digital environments. The photo operates in the processes of meaning attribution, that is, the meanings that subjects give to a certain event, in how people and events are remembered, narrated and understood. In particular, the digital photograph produced in order to be shared online introduces an interesting field of research of both and autobiographical memory and narration. This study proposes to analyze the photos shared on Facebook that play on the autobiographical memories, with effect therefore on current forms of self-narration. In other words, we try to understand how the new digital ways of producing images (especially those produced to be shared) operate in the way users build their memories of a lived moment, articulating the past, present and future from the mediatized images. In addition, we investigate how these new ways of "saving" memory influence the creation of current autobiographical narratives, that is, the stories that people tell about themselves. The qualitative study consisted in two stages: 1) application of semi-structured questionnaire with topics about photography and memory; 2) coding and analysis of the photographs available for research, selected by respondents. The invitation to participate was given on Facebook. We identified the factors that contributed to the process of choosing the shared images, as well as the individual and social processes that circumscribe the practices of production of digital photography sharing, with the intention of establishing a relationship between the production of memory and self-narratives.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17700
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