Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17620
Tipo: Dissertação
Título: Influência do Açude Castanhão (Padre Cícero) no clima local de Jaguaretama - Ceará
Título(s) alternativo(s): Influencia del lago artificial Castanhão en el clima local de la sede ciudad de Jaguaretama /CE
Autor(es): Dantas, Sulivan Pereira
Orientador: Sales, Marta Celina Linhares
Palavras-chave: Geografia;Lago artificial;Barragem Castanhão;Clima local;Jaguaretama (CE);Microclimatologia;Barragens e açudes
Data do documento: 2014
Citação: DANTAS, S. P. (2014)
Resumo: O objetivo deste trabalho foi estudar a influência da formação do lago artificial do Açude Castanhão no clima local da sede do município de Jaguaretama/CE. Por meio de medições episódicas, em uma transecção de três pontos fixos (Borda, Centro e Rural), de atributos climáticos, a saber: temperatura do ar, umidade relativa do ar, vento e nebulosidade verificou-se a influência do lago artificial no clima local e microclima de Jaguaretama, utilizando-se de um perfil de vinte quatro horas de medição entre os períodos sazonais contrastantes dos anos de 2012 e 2013. Com o auxílio do geoprocessamento foi possível realizar a análise espaço temporal e relacionar com a capacidade volumétrica do Castanhão durante os dez primeiros anos de sua existência (2004 – 2013). A partir da coleta primária dos dados dos atributos climatológicos foi possível concluir que a presença do lago artificial não influenciou nos valores de temperatura do ar e de nebulosidade local, porém funciona como regulador higrométrico e influencia no microclima no ponto localizado na borda do açude, principalmente no período noturno. Constatou-se também que o lago artificial influencia na formação de brisas lacustres, principalmente no período da tarde, em direção à sede do município de Jaguaretama. Analisando a variabilidade hidroclimática do Castanhão, foi possível verificar que a pluviometria é um elemento extremamente importante para compreender a dinâmica das águas do açude e sua influência no processo de açudagem no Estado, pois há uma estreita relação de dependência da variabilidade interanual das chuvas com a recarga do Castanhão. Quanto ao volume, durante os dez anos de existência verificou-se que ele apresentou tendência à diminuição água armazenada, mostrando-se que no ano de 2014 encontra-se abaixo de 50% de sua capacidade volumétrica.
Resumen: El objetivo de este trabajo fue estudiar la influencia del lago artificial Castanhão en el clima local de la sede ciudad de Jaguaretama /CE. A través de mediciones episódicas en un transecto de tres puntos fijos (borde, del centro y rural) en los atributos climáticos, a saber: la temperatura del aire, humedad relativa del aire, viento y nubosidad estaba la influencia del lago artificial Castanhão el clima local y el microclima de Jaguaretama, utilizando un perfil de veinticuatro horas que miden entre contrastantes períodos de los años 2012 y 2013. Con la ayuda de los SIG fue posible realizar el análisis espacio-temporal Del embalse y su relación con capacidad volumétrica durante los primeros diez años del Castanhão (2004-2013). A partir de la recopilación de datos primarios de atributos climatológicos se llegó a la conclusión de que la presencia del lago artificial no influyó en los valores de temperatura del aire y de la nubosidad local, pero funciona como regulador y higrométrico y también influye em el microclima en el punto de la orilla del embalse, especialmente por la noche. Además de la influencia del lago artificial en la formación de la brisa del lacustre, la intensificación de la tarde, hacia el pueblo de Jaguaretama. Analizando Castanhão variabilidad hidroclimática fue posible verificar que la precipitación es muy importante para entender la dinámica de las aguas del embalse y su influencia en el proceso de retención de aguas en el estado de Ceará, debido a que existe una estrecha relación de dependencia de la variabilidad interanual de las lluvias en la recarga Castanhão, ya en el volumen del embalse durante los diez años de su existencia se constató que el Castanhão presenta tendência em la redución de su volumen de agua embalsada, lo que demuestra que en el 2014 el volumen está por debajo de la capacidad del 50% volumen.
Descrição: DANTAS, Sulivan Pereira. Influência do Açude Castanhão (Padre Cícero) no clima local de Jaguaretama - Ceará. 2014. 145 f. Dissertação (Mestrado em geografia)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17620
Aparece nas coleções:DGR - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_dis_spdantas.pdf4,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.