Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17387
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Fenômenos de variação no uso dos pronomes pessoais
Autor(es): Monteiro, José Lemos
Palavras-chave: Variação linguística;Língua portuguesa;Projeto NURC;Acervo
Data do documento: 1988
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: Monteiro, J. L. (1988)
Resumo: Este trabalho pretende apontar como sugestões para uma investigação mais ampla alguns fenômenos de variação linguística existentes no uso dos pronomes pessoais no português culto do Brasil. Os dados utilizados, pertencentes ao acervo fitotecário do Projeto NURC, consistiram de sessenta inquéritos gravados, sendo quarenta c cinco diálogos entre um informante e o documentador (DID) e quinze elocuções formais (EF), distribuídos esses inquéritos equitativamente de acordo com a região, o sexo e a faixa etária: doze de cada uma das cidades envolvidas no Projeto (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Recife), trinta de cada sexo e vinte de cada faixa etária. A simples audição das fitas e leitura das transcrições já possibilitou a percepção de uma série de fatos que parecem evidenciar certas mudanças no sistema pronominal, algumas em curso e outras já plenamente realizadas. Intuindo que determinadas perturbações estão ocorrendo em função de mudanças no próprio sistema, decidimos examinar todo o esquema de uso dos pronomes pessoais, quer como sujeitos, quer como complementos ou adjuntos...
Descrição: MONTEIRO, José Lemos. Fenômenos de variação no uso dos pronomes pessoais. Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 135-149, jan./dez. 1988.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17387
ISSN: 0101-8051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_jlmonteiro.pdf1,97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.