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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Perceptions of students on the physical exams in clinical nursing practice
Autor(es): Oliveira, Maria de Fátima Lima de
Brandão Neto, Waldemar
Silva, Andrea Rosane Sousa
Veríssimo, Ana Virgínia Rodrigues
Cavalcanti, Ana Márcia Tenório de Souza
Monteiro, Estela Maria Leite Meirelles
Palavras-chave: Exame Físico;Processos de Enfermagem;Competência Clínica
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Rev Rene
Citação: OLIVEIRA, M. F. L. et al. Perceptions of students on the physical exams in clinical nursing practice. Rev Rene, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 268-77, mar./abr. 2016.
Resumo: Objetivo: compreender as percepções de estudantes de um curso de graduação em enfermagem sobre a importância da realização do exame físico na prática clínica do enfermeiro. Métodos: estudo qualitativo com 12 estudantes de uma instituição de ensino superior privada. Para análise dos dados, utilizou-se o método de interpretação de sentidos, baseado na perspectiva hermenêutico-dialética. Resultados: foram identificados sentidos que atribuem ao exame físico uma dimensão objetiva, em que o rigor das técnicas propedêuticas é indispensável, e uma dimensão relacional, em que, ao dar significado às ações humanas permeadas por subjetividade, oportunizam-se novas formas de produção do cuidado clínico em enfermagem. Conclusão: o exame físico contribui para o desenvolvimento do raciocínio crítico na assistência de enfermagem, para a segurança do paciente e autonomia para atuação no âmbito da clínica.
Abstract: Objective: to understand the perceptions of students from an undergraduate course in nursing on the importance of physical exams in clinical nursing practice. Methods: a qualitative study with 12 students of a private institution. For data analysis, the method of interpretation of meanings was used, based on the hermeneutic-dialectic perspective. Results: directions have been identified which give the physical exam an objective dimension, in which the accuracy of propaedeutic techniques is essential, and a relational dimension in which to give meaning to human actions permeated by subjectivity, new forms of production clinical nursing care are used. Conclusion: the physical exam contributes to the development of critical thinking in nursing care for the safety of the patient and autonomy to act in the scope of the clinical practice.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17385
ISSN: 2175-6783 On-line
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