Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17371
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Clóvis Monteiro e a importância de sua obra filológica
Autor(es): Pereira, Antônio Pessoa
Palavras-chave: Filologia;Jornalismo;Aniversário;Clóvis Monteiro
Data do documento: 1988
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Letras
Citação: PEREIRA, Antônio Pessoa. Clóvis Monteiro e a importância de sua obra filológica. Revista de Letras, Fortaleza, v. 13, n. 1/2, p. 1-13, jan./dez. 1988.
Resumo: Na qualidade de titular da cadeira nº 9 da Academia Cearense da Língua Portuguesa, sinto-me desvanecido pela oportunidade que se me oferece de, nesta festa aniversaria do Ideal Clube, coincidente com o 90º aniversário de nascimento do Patrono da cadeira, o Professor Clóvis do Rego Monteiro, poder falar, para o seleto auditório aqui presente, das qualidades excelsas de educador e do extraordinário desempenho linguístico que o consagram como um dos expoentes da maior expressão dos estudos filológicos em terras do Brasil. Clóvis Monteiro nasceu em Fortaleza, há precisamente noventa anos, no dia 10 de setembro de 1898. Filho de Adolfo Thiers do Rego Monteiro e de Júlia Rodrigues Monteiro, irmã da consagrada escritora Alba Valdez, bacharelou-se, em 1926, em Ciências Jurídicas e Sociais, pela Faculdade de Direito do Ceará, tendo sido o orador oficial do término de curso. Como muitos dos jovens de talento do Ceará, Clóvis Monteiro incursionou, a princípio, pelos meandros da vida burocrática. Desempenhou a função de auxiliar de secretário do Presidente do Estado. Embrenhou-se muito cedo, nas lides jornalísticas, deixando-se empolgar, com relativa fidalguia, pelo fascínio das letras...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17371
ISSN: 0101-8051
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1988_art_appereira.pdf1,78 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.