Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17370
Title in Portuguese: As sugestões didáticas do Protágoras
Author: TEIXEIRA, Eleazar Magalhães
Keywords: Protágoras
Filósofos
Sócrates
Platão
Issue Date: 1987
Publisher: Revista de Letras
Citation: TEIXEIRA, E. M. (1987)
Abstract in Portuguese: Um dos mais antigos documentos sobre educação de que temos notícia no Ocidente, o Protágoras, após vinte e cinco séculos de existência, continua a nos espantar pela pertinência de suas duas perguntas básicas: A virtude pode ser ensinada? Ou melhor, o que é a virtude? Ela é una ou múltipla? Na tentativa de responder a essas indagações, o diálogo se desenvolve através de uma longa discussão entre Sócrates e Protágoras, em que cada um argumenta e demonstra a veracidade do que afirma. O resultado já é por demais conhecido de todos os leitores dos diálogos de Platão: Protágoras, que começou afirmando ser a virtude ensinável, no final do diálogo resiste em aceitar essa afirmação: Sócrates, que negou de início o seu ensino, conclui no desfecho que ela pode ser ensinada. Além de um breve percurso pelos principais argumentos dos dois dialogantes, neste trabalho nossa atenção estará voltada também para os variados indícios de técnica didática sugeridas pelo texto, uma vez que cada diálogo de Platão é também um método...
Description: TEIXEIRA, Eleazar Magalhães. As sugestões didáticas do Protágoras. Revista de Letras, Fortaleza, v. 12, n. 1/2, p. 115-120, jan./dez. 1987.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17370
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0101-8051
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1987_art_emteixeira.pdf832,93 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.