Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17367
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Evaluation of educational strategy, grounded on problem-based learning on nursing undergraduate |
Autor(es): | Alarcon, Miriam Fernanda Sanches Prezotto, Kelly Holanda |
Palavras-chave: | Aprendizagem Baseada em Problemas;Educação em Enfermagem;Avaliação Educacional |
Data do documento: | Mar-2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Rev Rene |
Citação: | ALARCON, M. F. S. ; PREZOTTO, K. H. Evaluation of educational strategy, grounded on problem-based learning on nursing undergraduate. Rev Rene, Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 242-9, mar./abr. 2016 |
Resumo: | Objetivo: comparar o rendimento da aprendizagem dos estudantes a partir das avaliações do método Aprendizagem Baseada em Problemas e do método Tradicional em uma disciplina da graduação em Enfermagem. Métodos: estudo experimental, realizado com 16 estudantes do curso de graduação em enfermagem. O grupo experimental foi submetido à estratégia educativa fundamentada na Aprendizagem Baseada em Problemas e o grupo controle ao ensino Tradicional. Foram realizadas avaliações de Exercício de Avaliação Cognitiva e avaliações tradicionais para os dois grupos. Resultados: mostraram que os estudantes do grupo experimental apresentaram melhor rendimento, quando comparados aos estudantes do método tradicional. Conclusão: houve influência positiva da estratégia implementada para a aprendizagem em Enfermagem, como melhora do raciocínio crítico, construção do próprio conhecimento. |
Abstract: | Objective: to compare the performance of student ́s learning from evaluations of the method Problem-Based Learning and the Traditional method, in a discipline of undergraduate Nursing. Methods: an experimental study, performed with 16 students of the Degree course in Nursing. The experimental group was submitted to the educational strategy grounded on Problem-Based Learning and the control group to Traditional education. Cognitive Assessment Exercise evaluations were performed and traditional assessments for the two groups. Results: students in the experimental group showed better performance when compared to students from the traditional method. Conclusion: there was a positive influence on the strategy implemented for learning in Nursing, such as improved of critical thinking, knowledge construction. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17367 |
ISSN: | 2175-6783 On-line |
Aparece nas coleções: | DENF - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_mfsalarcon.pdf | 188,86 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.