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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/17204
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | O Tempo do samba |
Autor(es): | Miranda, Dilmar Santos de |
Palavras-chave: | Samba;Carnaval;Tempo e ritmo |
Data do documento: | 2002 |
Instituição/Editor/Publicador: | Trajetos Revista de História UFC |
Citação: | MIRANDA, Dilmar Santos de. O Tempo do samba. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 3, p. 9-29, 2002. |
Resumo: | Este artigo tem um cenário e um tempo bem precisos: o Rio de Janeiro, da virada do século XX aos anos 30, quando alguns gêneros da moderna MPB, de origem afro, se fixam, sobretudo o moderno samba urbano, a contragosto das elites republicano-burguesas, que buscam o modo de vida calcado na belle époque européia. Partindo de pensadores que instigam uma rica reflexão sobre a noção de multitemporalidade, fruto dos múltiplos instantes de nossas vidas, o artigo considera como tal noção se inscreve nas culturas musicais de certos povos, a ex. dos afro-negros, cujo tempo musical é marcado por intensa polirritmia. A síncope, traço essencial do samba surgido em fins dos anos 20, espécie de pulsação rítmica residual dessa polirritmia, é um índice sígnico do tempo histórico da cultura musical negra que dele se utiliza para publicizar suas festivas manifestações, como o carnaval, após longo período de interdições, |
Abstract: | This article focuses on an important time in Brazilian cultural life, at the turn of the 20th century, when the republican elite wanred to impose the so-called belle époque on Brazilian society. Such a project encountered serious obstacles in view of rhe strong physical and cultural presence of a segmem of the population, It is exactly in that period when the black sectors of the population, direct descendanrs of Mrican slaves and with a culture which already showed great viraliry since the colonial period, were able to impregnare sociery with rraits which would definitely mark importam domains of Brazilian culture, especially music. It is precisely this moment of confrontation of opposing aesthetic values that wirnesses the emergence of the most importam representative genre of our modern, popular urban music, me samba, which was multiple and public expression of resistance, identity, and feasting. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/17204 |
ISSN: | 1676 - 3033 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
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