Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16933
Tipo: | Dissertação |
Título: | Química Analítica Qualitativa na Universidade Federal do Ceará: Um Olhar Sobre a Mediação Utilizando Objetos de Aprendizagem |
Título em inglês: | Qualitative Analytical Chemistry in Federal University of Ceará: a look on the Theaching using Lerarning Objects |
Autor(es): | Theophilo, Paulo Henrique Medeiros |
Orientador: | Gomes, Maria das Graças |
Palavras-chave: | Química analítica;Didática - Ensino;Objetos de aprendizagem |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | THEOPHILO, P. H. M. (2014) |
Resumo: | Há cerca de vinte anos, o pesquisador Paschoal Senise do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, ressaltava a necessidade de se refletir sobre a diferença entre Química Analítica e Análise Química. Ele acreditava que a conscientização desta diferença proporcionaria um maior aproveitamento da disciplina de Química Analítica Qualitativa. No Brasil, esta foi introduzida nas universidades a partir de 1935, com base nos ensinamentos da chamada Escola de Rheinboldt. Em meio a esta ascensão, os trabalhos publicados sobre Química Analítica Qualitativa, a partir dos anos sessentas, têm seu cunho direcionado para as atividades de ensino. Os currículos dos cursos universitários norte-americanos reduziram a carga horária, outras relegando seu ensino para as atividades de laboratório na disciplina de Química Geral, ou mesmo, retirando a disciplina por completo dos cursos. Tal situação repercutiu no mundo científico e vários educadores e pesquisadores, dentre eles Henry Taube, Prêmio Nobel de Química de 1983, se manifestaram a favor da manutenção da disciplina como forma de introduzir a química descritiva e motivar os alunos a estudarem as reações químicas. A presente pesquisa evidencia a importância e a situação na qual se encontra a Química Analítica Qualitativa na Universidade Federal do Ceará. Nessa pesquisa 5 turmas foram observadas das quais duas delas foram utilizadas como turma de trabalho onde entrevistou-se 37 estudantes com objetivo de verificar a satisfação e os problemas relacionados à disciplina em questão. Fez-se uma historicização da disciplina e traçou-se uma análise crítica em relação à aplicação da mesma nos cursos oferecidos pela Universidade Federal do Ceará. De acordo com os resultados na fase de observação e entrevista, fez-se uma reestruturação do material didático com o objetivo de colaborar com o professor na contextualização necessária à abordagem da tecnologia de informação e comunicação (CTS). Promoveu-se a confecção de objetos de aprendizagem como vídeos com as técnicas de análises, diapositivos, espectroscópio didático e banners que facilitam a apresentação do conteúdo e o contextualizam. A reestruturação proporciona maior efetividade na apresentação, reduzindo o tempo de exposição e melhorando o aprendizado. De acordo com as opiniões de discentes e docentes foi possível verificar maior desenvoltura das turmas logo nas primeiras aulas. O material elaborado não tem a pretensão de substituir o trabalho do professor ou mesmo substituir livros didáticos, mas sim de conseguir facilitar a compreensão do estudante, fazendo com que o conteúdo seja melhor apropriado pelo discente da disciplina Química Analítica Qualitativa, oferecida nos cursos de Licenciatura em Química, nas categorias presenciais e semipresenciais, da Universidade Federal do Ceará. |
Abstract: | Some twenty years, Pascoal Senise researcher at the Institute of Chemistry, University of São Paulo, emphasized the need to reflect on the difference between Analytical Chemistry and Chemical Analysis. He believed that awareness of this difference would provide a better use of the discipline of Qualitative Analytical Chemistry. In Brazil, this was introduced in universities after 1935, based on the teachings of the so-called School of Rheinboldt. Amidst the rise, papers on Qualitative Analytical Chemistry, from the years sixties have its seal directed to teaching activities. The curricula of American university courses reduced workload, other relegating teaching to the lab activities in the discipline of General Chemistry, or even completely removing the discipline courses. This situation affected the scientific world and several educators and researchers, among them Henry Taube, Nobel Prize in Chemistry 1983, were in favor of maintaining discipline as a way of introducing the descriptive chemistry and motivate students to study chemical reactions. This research highlights the importance and the situation in which one finds the Qualitative Analytical Chemistry at the Federal University of Ceará. There was a historicizing of Discipline and drew up a critical analysis regarding the application of the same courses offered by the Federal University of Ceará. According to the results of this analysis, it is believed that a restructuring of its courseware in order to collaborate with the teacher in the context of necessary information and communication (CTS) technology approach is needed. Promoted to making videos with technical analysis, slides that facilitate the presentation of content and contextualize. The restructuring provides greater effectiveness in the presentation, reducing the exposure time and improve learning. Thus, the extra time due to the improvement in the approach can be used in discussions that promote the emergence of investigative thinking for the student to develop their creative intuition and ability necessary to Chemistry rofessional. It was possible to detect greater ease of classes in the first few lessons. The section does not pretend to replace the teacher's job or even replace textbooks, but to achieve facilitate student understanding, making the content of the course is best suitable for student discipline Qualitative Analytical Chemistry, offered in undergraduate courses in Chemistry, in the classroom and hybrid categories, the Federal University of Ceará. |
Descrição: | THEOPHILO, Paulo Henrique Medeiros. Química Analítica Qualitativa na Universidade Federal do Ceará: Um Olhar Sobre a Mediação Utilizando Objetos de Aprendizagem. 2014. 68 f. Dissertação (mestrado em química)- Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16933 |
Aparece nas coleções: | DQOI - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_dis_phmtheophilo.pdf | 1,39 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.