Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16630
Título em portugués: A linguística aplicada e o processo de letramento
Autor: Plantin, Rosemeire Selma Monteiro
Palabras clave : Linguística aplicada
Alfabetização
Letramento e escolarização
Fecha de publicación : 1999
Editorial : Revista de Letras
Citación : Plantin, R. S. M. (1999)
Resumen en portugués: Neste artigo pretendo discutir em que medida os trabalhos realizados em Lingüística Aplicada (LA) podem auxiliar no desenvolvimento do processo de letramento e quais as perspectivas para pesquisas futuras nesta área. Para tanto, apresento uma revisão de alguns artigos abrangentes sobre a LA e coloco em pauta seus objetivos, principais linhas de atuação e metodologia. Em seguida, procuro estabelecer distinções entre letramento, alfabetização e escolarização. Longe de pretender apresentar receitas, objetivo deslindar pesquisas que possam auxiliar no desenvolvimento do processo de letramento.
Resumen en inglés: I pretend show how works maked in Applied Linguistics can help in the development oh the literacy process, and where are the research in this area. For this, I maked one revision some papers about Applied Linguistics and show the difference between literacy alphabetization and schooling. I don’t want to present prescriptions, but to present ways for the development literacy process.
Descripción : PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. A linguística aplicada e o processo de letramento. Revista de Letras, Fortaleza, v. 21, n. 1/2, p. 111-117, jan./dez. 1999.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16630
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN : 0101-8051
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
1999_art_rsmonteiro.pdf52,25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.