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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16630
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | A linguística aplicada e o processo de letramento |
Autor(es): | Plantin, Rosemeire Selma Monteiro |
Palavras-chave: | Linguística aplicada;Alfabetização;Letramento e escolarização |
Data do documento: | 1999 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Letras |
Citação: | Plantin, R. S. M. (1999) |
Resumo: | Neste artigo pretendo discutir em que medida os trabalhos realizados em Lingüística Aplicada (LA) podem auxiliar no desenvolvimento do processo de letramento e quais as perspectivas para pesquisas futuras nesta área. Para tanto, apresento uma revisão de alguns artigos abrangentes sobre a LA e coloco em pauta seus objetivos, principais linhas de atuação e metodologia. Em seguida, procuro estabelecer distinções entre letramento, alfabetização e escolarização. Longe de pretender apresentar receitas, objetivo deslindar pesquisas que possam auxiliar no desenvolvimento do processo de letramento. |
Abstract: | I pretend show how works maked in Applied Linguistics can help in the development oh the literacy process, and where are the research in this area. For this, I maked one revision some papers about Applied Linguistics and show the difference between literacy alphabetization and schooling. I don’t want to present prescriptions, but to present ways for the development literacy process. |
Descrição: | PLANTIN, Rosemeire Selma Monteiro. A linguística aplicada e o processo de letramento. Revista de Letras, Fortaleza, v. 21, n. 1/2, p. 111-117, jan./dez. 1999. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16630 |
ISSN: | 0101-8051 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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