Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16379
Title in Portuguese: Responsabilidade social empresarial e comprometimento organizacional: um estudo no setor elétrico
Author: Nunes, André Luis Loiola Andrade
Advisor(s): Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Keywords: Responsabilidade social da empresa
Serviços de eletricidade
Compromisso organizacional
Issue Date: 2012
Citation: NUNES, André Luis Loiola Andrade. Responsabilidade social empresarial e comprometimento organizacional: um estudo no setor elétrico. 2012. 98 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2012.
Abstract in Portuguese: Crescentemente, o setor elétrico tem desempenhado relevante papel econômico e social no cenário nacional. Impulsionadas por múltiplas pressões, em especial advindas da agência reguladora, ANEEL, e da associação de distribuidoras, ABRADEE, as distribuidoras de energia elétrica têm modernizado seus sistemas de gestão, com reflexos tanto para o público externo quanto para o interno. Nesse contexto, a responsabilidade social empresarial torna-se um diferencial competitivo por seu poder potencial de afetar uma ampla gama de stakeholders, inclusive os colaboradores, em termos do seu engajamento. Nesta pesquisa, busca-se investigar as relações entre responsabilidade social e comprometimento organizacional no âmbito de uma distribuidora de energia elétrica, a Eletrobras Distribuição Piauí. Sobre o tema da responsabilidade social empresarial, como parâmetro, são apresentados os subtemas Valores, Transparência e Governança e Público Interno dos Indicadores Ethos. A respeito do tema do comprometimento organizacional são abordadas as dimensões afetiva, instrumental e normativa explicitadas por Meyer e Allen. Esta pesquisa é descritiva e apresenta dados de natureza quantitativa, realizada mediante um survey. Os dados foram coletados por meio de questionários estruturados, aplicados a um grupo de gestores e colaboradores. A análise dos dados foi realizada a partir de técnicas estatísticas descritivas e, também, por meio da categorização e da análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa buscam, inicialmente, identificar o perfil do respondente por meio do cargo, tempo de experiência, sexo, faixa etária, estado civil e escolaridade e, em segundo lugar, identificar e analisar o estágio atual das ações de responsabilidade social na empresa em foco. Em terceiro lugar, considera os indicadores de comprometimento organizacional afetivo, instrumental e normativo. Por último, analisa as correlações entre os indicadores de responsabilidade social empresarial e os indicadores de comprometimento organizacional.
Abstract: Increasingly, the electricity sector has played important economic and social role on the national scene. Driven by multiple stresses, especially coming from the regulator, ANEEL, and the association of distributors, ABRADEE, the electricity distribution companies have modernized their management systems, with consequences for both the public and external to internal. In this context, corporate social responsibility becomes a competitive advantage for its potential power to affect a wide range of stakeholders, including employees, in terms of their engagement. This research seeks to investigate the relationship between social responsibility and organizational commitment within a utility company, Eletrobras Distribuição Piauí. About the topic of corporate social responsibility as a parameter, we use the values issues, Transparency and Governance, and Internal Public Ethos Indicators (2012). About the issue of organizational commitment use the dimensions affective, instrumental and normative Meyer and Allen (1991). This is a descriptive, quantitative, conducted by a survey. The field data will be collected through structured questionnaires, applied to a group of managers and employees. Data analysis will be performed from descriptive statistics and also by categorization and content analysis. The survey results seek initially to identify the profile of the respondent, through the position, length of experience, gender, age, marital status and education. Second, identify and analyze the current status of social responsibility in the company in focus. Thirdly, analyze the indicators of affective organizational commitment, instrumental and normative. Finally, analyze the correlations between indicators of corporate social responsibility, and indicators of organizational commitment.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16379
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_dis_allanunes.pdf1,89 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.