Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16339
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAndrade, Plácido Francisco de Assis-
dc.contributor.authorRêgo, Francisco Rosiglei do-
dc.date.accessioned2016-04-22T13:39:53Z-
dc.date.available2016-04-22T13:39:53Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationRÊGO, Francisco Rosiglei do. As dificuldades dos alunos da EEM Virgílio Correia Llima em operações básicas com números naturais, inteiros e racionais. 2014. 69 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará,Juazeiro do Norte, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16339-
dc.description.abstractDuring years of experience in the classroom we face several times with students who have great difficulty in learning mathematics, especially in key operations involving the sets of natural, integers and rational numbers. This paper presents a journey through numerical sets, showing its historical operations and construction, presenting concrete facts of the difficulties encountered by students in basic math operations and statistical data prove that the student enters high school in EEM Virgílio Correia Lima without the domain of fundamental operations. Finally we present arguments that show the main factors that allow our students entering the high school without mastering the fundamental operations, among which we highlight the fact that teachers responsible for mathematics literacy, teachers in early elementary school, are not mathematicians; mathematics teachers from 6th to 9th grade in elementary school does not have adequate training; and the discrepancy between curriculum and workload, because we have a curriculum in elementary school too extensive for a limited workload.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectOperações fundamentaispt_BR
dc.subjectNúmeros naturaispt_BR
dc.subjectNúmeros inteirospt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleAs dificuldades dos alunos da EEM Virgílio Correia Lima em operações básicas com números naturais, inteiros e racionaispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrDurante anos de vivência em sala de aula nos deparamos por diversas vezes com alunos que apresentam muita dificuldade de aprendizagem em matemática, principalmente em operações fundamentais envolvendo os conjuntos dos números naturais, inteiros e racionais. Esse trabalho apresenta uma viagem pelos conjuntos numéricos, mostrando sua construção histórica e por suas operações, apresentando fatos concretos das dificuldades encontradas pelos alunos em operações fundamentais da matemática e comprovando com dados estatísticos que o aluno ingressa no Ensino Médio da EEM Virgílio Correia Lima sem o domínio das operações fundamentais. Por último, apresentamos argumentos que mostram os principais fatores que possibilitam nossos alunos ingressarem no Ensino Médio sem dominar as operações fundamentais, entre os quais, destacamos o fato dos professores responsáveis pela alfabetização matemática, professores das séries iniciais do Ensino Fundamental, não serem matemáticos; professores de matemática do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental não terem a formação adequada; e a discrepância entre currículo e carga horária, pois temos um currículo no Ensino Fundamental muito extenso para uma carga horária limitada.pt_BR
dc.title.enThe difficulties of students EEFM Virgílio Correia Lima in basic operations with natural, whole and rational numberspt_BR
Appears in Collections:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_frrego.pdf2,13 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.