Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16332
Tipo: Dissertação
Título: Aplicações das funções afim e quadrática na educação para o trânsito
Título em inglês: Applications of functions and quadratic order in the traffic education
Autor(es): Anjos, Damião Moreira dos
Orientador: Costa, Maria Silvana Alcântara
Palavras-chave: Matemática - Estudo e ensino;Transversalidade;Contextualização do conteúdo
Data do documento: 2015
Citação: ANJOS, Damião Moreira dos. Aplicações das funções afim e quadrática na educação para o trânsito . 2015. 53 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Juazeiro do Norte, 2015.
Resumo: Este trabalho de conclusão de curso (TCC), visa propor uma alternativa de ensino na área de matemática através de aplicações das funções afins e quadráticas na educação para o trânsito, ao mesmo tempo em que se adequa ao Projeto de Reforma do Ensino Médio, estabelecido pela Lei no 9394/96. Trabalhando com disciplinas tradicionalmente pertencentes aos saberes escolares para os jovens advindos do Ensino Fundamental e contemplando tema transversal proveniente dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs), o referido trabalho visa contribuir com a melhoria da qualidade de ensino na referida disciplina através da contextualização e preparar o aluno para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), transformando o mesmo como parte do processo de construção do conhecimento, colocando a realidade e o cotidiano do aluno como elementos fundamentais, trazendo esse processo como elemento chave para o estudo da disciplina e do tema transversal envolvido nessa área.
Abstract: This course conclusion work aims to propose an educational alternative in the field of mathematics through applications of quadratic functions and order in traffic education at the same time that suits the High School Reform Project by Law No. 9394/96. Working with traditionally belonging to the school knowledge disciplines for young people arising from the elementary school and contemplating cross-cutting issue from the National Curriculum Parameters, said work aims to contribute to improving the quality of education in that discipline through contextualization and prepare the student the National High School Exam, turning it as part of the knowledge construction process by putting reality and the daily life of the student as fundamental elements, bringing this process as a key element for the study of discipline and cross-cutting theme involvedin this area.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16332
Aparece nas coleções:PROFMAT - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
dis_2015_dmanjos.pdf645,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.