Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16242
Title in Portuguese: Implantação e atuação dos escritórios de projetos no setor público: o caso estado do Ceará
Author: Landim, Emerson Pinheiro
Advisor(s): Marques, Érico Veras
Keywords: Administração de projetos
Administração pública
Issue Date: 2013
Citation: LANDIM, Emerson Pinheiro. Implantação e atuação dos escritórios de projetos no setor público: o caso estado do Ceará. 2013. 206 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Profissional em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: O interesse na gestão de projetos é um tema em ascenção em virtude dos efeitos da globalização que tornou os mercados muito mais competitivos, e têm obrigado os Estados a modernizarem a sua administração, buscando maior eficiência e eficácia na sua gestão em virtude da crise fiscal dos Estados. Isso implica numa transformação da forma de gerir o Estado, pois conceitos antes aplicados somente no setor privado passam a ser utilizados como benchmarks com o objetivo de modernizar e tornar o serviço público mais eficiente, para melhor atender às necessidades da sociedade. Este trabalho teve como objetivo estudar a implantação e a atuação dos escritórios de projetos no Estado do Ceará, procurando entender quais os fatores que motivaram essa necessidade, como os escritórios de projetos controlam e influenciam a gestão do portfólio de projetos, analisar os obstáculos da sua atuação e quais os resultados que os escritórios de projetos têm proporcionado ao Estado do Ceará. A metodologia caracterizou-se de um estudo de caso de natureza exploratória e de entrevistas em profundidade. A coleta de dados foi realizada por meio das entrevistas e coleta de outras informações que foram colhidas durante as visitas ou em sites do Estado. Foram realizadas dez entrevistas com gestores da Seplag que participaram desde o início do processo de implementação da cultura de gestão de projetos no Estado do Ceará que teve início em 2007. Decorrente da análise dos dados, observou-se que a implementação de uma cultura de gestão de projetos foi realizada como parte de uma reforma administrativa mais ampla que teve como objetivo uma melhoria do planejamento no Estado com a unificação dos seus instrumentos de planejamento nas secretarias e a implantação dos escritórios de projetos que criariam uma metodologia de gestão de projetos adequada às necessidades do Estado para suportar a implantação da Gestão Pública por Resultados (GPR). Quanto ao controle e a influência detectou-se que foram criados, um escritório central que faz o papel do escritório estratégico, escritórios setoriais que atuam de forma tática e gestores de projetos que realizam a gestão operacional. Observou-se como maiores obstáculos à atuação dos escritórios de projetos, o desafio cultural, a falta de conhecimentos e experiência em gestão de projetos e a falta de apoio por parte de alguns gestores. Como resultado, constatouse que a implementação da cultura de gestão de projetos no Estado do Ceará tem trazido resultados positivos, pois tanto os gestores tem uma percepção positiva quanto à melhoria dos resultados, como também foi observado na análise da GPR de algumas secretarias analisadas, que tem havido uma evolução positiva na maioria dos indicadores no período analisado de 2007 a 2011, como resultado da implementação de uma reforma administrativa com ênfase na gestão de projetos, o que tem permitido o alcance das metas e diretrizes estabelecidas na GPR pela Seplag e Governo. Conclui-se que mais e melhores serviços têm sido ofertados à sociedade pelo poder público, garantindo mais transparência e melhores resultados no setor público. Palavras chave: Gestão
Abstract: The interest in project management is a topic on the rise due to the effects of globalization that has made markets more competitive, and have forced States to modernize their administration, seeking greater efficiency and effectiveness in its management because of the fiscal crisis of States. This implies a transformation of how to manage the State as concepts applied before only in the private sector are to be used as benchmarks in order to modernize and make the public service more efficient, to better meet the needs of society. This work aimed to study the implementation and performance of project offices in the State of Ceará, seeking to understand what factors led to this need, as project offices control and influence the management of the portfolio of projects, analyze the obstacles of their performance and what results the project offices have provided to the State of Ceará. The methodology characterized a case study of exploratory nature and in-depth interviews. Data collection was conducted through interviews and collection of other information that was collected during visits or from sites of the State. Ten interviews were conducted with managers Seplag who participated from the beginning of the implementation process of project management culture in the state of Ceará, which began in 2007. From the analysis of the data, it was observed that the implementation of a project management culture was performed as part of a wider administrative reform aimed to better planning of the State with the unification of their planning instruments in the secretariats and establishment of project offices that would create a methodology for project management tailored to the needs of the state to support the deployment of Public Management by Results (PMR). As for the control and influence were detected that were created, a central office that makes the role of strategic office, sectorial offices that operate tactical and project managers who perform operational management. Observed as major obstacles to the performance of the project offices, cultural challenge, lack of knowledge and experience in project management and lack of support by some managers. As a result, it was found that the implementation of project management culture in the state of Ceará has brought positive results, as both managers have a positive perception of the improvement of the results, as was also observed in the analysis of PMR some departments analyzed, that there have been positive developments in most indicators in the analyzed period 2007-2011, as a result of the implementation of administrative reform with emphasis on project management, which has allowed the achievement of goals and guidelines established in the PMR by Seplag and Government. It is concluded that more and better services have been offered to the company by the government, ensuring greater transparency and better results in the public sector.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16242
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_dis_eplandim.pdf1,53 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.