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dc.contributor.advisorAbreu, Mônica Cavalcanti Sá de-
dc.contributor.authorPegado, Rodrigo Goyanna-
dc.date.accessioned2016-04-07T12:24:02Z-
dc.date.available2016-04-07T12:24:02Z-
dc.date.issued2014-
dc.identifier.citationPEGADO, Rodrigo Goyanna. A influencia do preço, marca, efeito país de origem, atributos sociais e ambientais na decisão de compra do consumidor de produtos têxteis. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16160-
dc.description.abstractThis thesis seeked investigate the purchase attributes and identify the importance of environmental and social attributes at the behavior's costumers. On the current period of restructuration of the textile industry, as well as the level of the organization's competitiveness, It seems important studying the textile costumer behavior's, investigating the importance of the attributes during decision purchase, then, due the increase of sociambiental worries in the companies, the research seeked discuss about social and ambiental attributes, investigating the importance of these subjects on the costumers decision of purchase. For the consecution, the theoretical development were used theories of purchase’s behavior and informations about the textile industry, beside, it was used the definitions and classifications of the attributes of purchase. The thesis is classified as exploratory, using quantitative and qualitative methodology, searching through this choice, develops a complete research, in its fullness, collecting the informations needed to solve the questions created by the subjected studied. The research was conducted in two phases. First, It was qualitative and exploratory study through semi-structured interviews with managers of the textile industry, therefore, we reached to investigate the behavior of the costumer target of each manager and find through the interviews, which attributes of the purchase would be indispensable to the formulation of response cards used in the quantitative phase. The second stage of the research was a quantitative survey with 461 respondents, using an conjoint analysis based on choice (CBC - Choise-Based Conjoint), the data treatment was made by the program Sawtooth Software. On this way, it has been feasible investigate the importance of the purchase attributes used by the textile costumers during the product choice. The results indicated that, in general, the attribute price is the most relevant to the respondents, followed by social concern attribute, brand, environmental concern and country of origin. It was concluded that RSC attribute now appears as important and relevant by the textile consumers, once this subject was presented as the second best rated among the five presented, which does not rule out future research to consolidate the results and contribution to the theme.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectResponsabilidade social da empresapt_BR
dc.subjectIndústria têxtilpt_BR
dc.titleA influencia do preço, marca, efeito país de origem, atributos sociais e ambientais na decisão de compra do consumidor de produtos têxteispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação objetivou investigar os atributos de compra, identificando a importância dos atributos preço, marca, efeito pais de origem, preocupação social e ambiental sobre a decisão de compra de um consumidor de produtos texteis. No atual cenário de reestruturação do setor têxtil, bem como o nível de competitividade das empresas, mostra-se relevante estudar o comportamento destes consumidores, investigando os atributos importantes durante a decisão de compra, dessa forma, em virtude da crescente presença da temática socioambiental nas organizações, reflexo da percepção junto ao seu público, a pesquisa buscou inserir atributos sociais e ambientais afim de analisar junto ao comportamento dos consumidores de produtos têxteis, a importância destes temas. Para sua consecução, na fundamentação teórica foram abordadas as teorias sobre o comportamento do consumidor e informações do segmento têxtil, além disso, apresentaram-se as definições e classificações dos atributos de compra. A dissertação configura-se como exploratória, utilizando-se da metodologia quanti-quali, buscando através desta escolha, desenvolver a pesquisa em sua plenitude, coletando os dados necessários para suprir os questionamentos sobre o objetivo levantado. A pesquisa de campo foi realizada em duas fases. A primeira constitui um estudo qualitativo e exploratório, com a realização de entrevistas semi-estruturadas com gestores do setor têxtil. Através dela, procurou-se investigar o comportamento do público-alvo de cada gestor, bem como localizar através das entrevistas, quais atributos de compra seriam indispensáveis para a formulação dos cartões resposta utilizados na fase quantitativa. A segunda etapa da pesquisa foi a realização de uma pesquisa quantitativa, com 461 respondentes, sendo a análise por meio da ferramenta estatística Análise Conjunta baseada em escolha (CBC – Choise-Based Conjoint), o tratamento dos dados pôde ser possível pela utilização do programa Sawtooth Software. Dessa forma, tornou-se viável a investigação da importância dos atributos de compra para os consumidores de produtos têxteis. Os resultados indicaram que, de uma forma geral, o atributo preço é o mais relevante para os pesquisados, seguido do atributo preocupação social, marca, preocupação ambiental e pais de origem. Concluiu-se que o preço é o atributo mais importante, mas que RSC já configura-se como atributo bastante relevante entre os consumidores têxteis, uma vez que esta variável apresentou-se como a segunda melhor avaliada dentre as cinco apresentadas, o que não descarta o desenvolvimento de futuras pesquisas para consolidação dos resultados e contribuição para o tema.pt_BR
Aparece nas coleções:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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