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Tipo: Dissertação
Título: Marcas de luxo: estudo sobre o comportamento do consumidor
Autor(es): Pires, Isabel Cristina Gomes Maia
Orientador: Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave: Objetos de luxo - Consumo;Marca de produtos;Comportamento do consumidor
Data do documento: 2008
Citação: PIRES, Isabel Cristina Gomes Maia. Marcas de luxo: estudo sobre o comportamento do consumidor. 2008. 227 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2008.
Resumo: O consumo do luxo é um fenômeno social e cultural, presente em todo o mundo. A presente pesquisa tem o objetivo de suprir parcialmente essa lacuna, ao investigar quais os principais fatores de influência do consumo de marcas de luxo no Brasil. O mercado de produtos de luxo apresentou grande crescimento no Brasil nos últimos anos. Seu estudo se faz importante para entender o comportamento e as formas de sociabilidade de uma elite que consome de maneira peculiar. A pesquisa seguiu um método qualitativo de investigação, com três fontes de evidência principais: entrevistas em profundidade, consulta a materiais e observação. Optouse por realizar uma pesquisa qualitativa, utilizando o método da entrevista em profundidade, associada à técnica projetiva, realizada com 18 consumidores de luxo residentes na cidade de Fortaleza. O foco do estudo recaiu sobre categoriais de produtos de luxo acessíveis. A pesquisa indicou que o consumo de marcas de luxo é influenciado principalmente por questões emocionais, tais como tradição, busca da exclusividade, diferenciação, raridade e auto-afirmação. A pesquisa indicou ainda que o consumo de bens de luxo é influenciado pelos meios social, profissional e familiar.
Abstract: The luxury consumption is a social and cultural phenomenon, present in the whole world. This research has the goal of exploring this gap by investigating the main influence factors of consumption of luxury brands in Brazil. In the last years, Brazilian luxury market has experienced na expressive growth. To study it is important to understand the behaviour and the ways of sociability of an elite, which have consumes peculiar way. The research was based on a qualitative approach, using three sources of information: in-depth interviews, desk research and observation. A qualitative method of research was chosen, making use of indepth interviews, associated with projective techniques, carried out with 18 luxury consumers living in the city of Fortaleza. The research focused on products accessible categories. The research found influence much more for emotional factors as tradition, exclusivity search, rarity and to be distinguished the consumption of luxury brands. The research also found that social, professional and familiar environments influence the consumption of luxury products.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16151
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