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Title in Portuguese: Valores do trabalho e satisfação no serviço público: um estudo na seccional da Justiça Federal no Ceará
Author: Ferreira, Sonia Duarte
Advisor(s): Ferraz, Serafim Firmo de Souza
Keywords: Satisfação no trabalho
Serviço público
Comportamento organizacional
Issue Date: 2014
Citation: FERREIRA, Sonia Duarte. Valores do trabalho e satisfação no serviço público: um estudo na seccional da Justiça Federal no Ceará. 2014. 149 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Portuguese: O presente estudo tem como objetivo geral analisar as relações entre os valores do trabalho e a satisfação no trabalho dos servidores que trabalham no serviço de atendimento à sociedade na Justiça Federal no Ceará, de forma que possa subsidiar estratégias e ações de melhoria da gestão de pessoas na área de atendimento ao usuário-cidadão, contribuindo para a qualidade na prestação de serviços ao cidadão por meio da identificação do conjunto de valores laborais das pessoas e de sua influência na satisfação no trabalho. Caracteriza-se por ser um estudo de natureza quantitativa, analítico quanto aos seus objetivos e foi realizado por meio de uma survey eletrônica com uso de um questionário fechado com escalas do tipo Likert , enviada pela internet para uma população de 398 respondentes, entre os meses de dezembro de 2013 a fevereiro de 2014. Ocorreu a devolução de 193 questionários, cujos resultados foram analisados pela técnica estatística de Modelagem em Equações Estruturais. Os resultados obtidos confirmaram que existe uma relação positiva entre valores de relações sociais relativos ao trabalho e satisfação no trabalho, assim como há uma relação positiva entre valores de prestígio e satisfação no trabalho, apesar de menos expressiva. Há uma relação negativa entre os valores de estabilidade no trabalho e a satisfação e que não existe uma relação entre os valores de realização profissional e a satisfação no trabalho. Pretende-se que este estudo possa contribuir para o conhecimento e discussões sobre a importância da influência dos valores do trabalho sobre a satisfação no trabalho para o desempenho profissional e a melhoria da qualidade do atendimento oferecido ao cidadão, despertar o interesse para pesquisas futuras sobre o tema e promover novas políticas e práticas na área de gestão de pessoas da instituição analisada.
Abstract: This study aims to analyze the relationships between work values and job satisfaction of staff who work in service to society in the Federal Court in Ceará, so it can help developing strategies and actions to improve the people management service in the area of user servicescitizen, contributing to quality in service delivery to the citizen to identify people who have certain work values that influence their job satisfaction and, in this condition, favoring the answering service. Through this research also seeks the promotion of training and development of judges and the institution servers in order to develop skills that can improve their job performance. The study was characterized as a quantitative and descriptive of your goals and was accomplished through an electronic survey, whose results were analyzed by the statistical technique of Structural Equation Modeling. The results confirmed that there is a positive relationship between social values relating to work relationships and job satisfaction, as well as a positive relationship between values of prestige and job satisfaction, although less expressive. There is a negative relationship between the values of job stability and satisfaction and that there is no relationship between the values of professional fulfillment and job satisfaction. It is intended that this study will contribute to knowledge and discussion about the importance of the influence of work values on job satisfaction for professional performance and improving the quality of care provided to citizens, to stimulate interest in further research on the theme and promote new policies and practices in the area of personnel management of the institution analyzed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16118
metadata.dc.type: Dissertação
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