Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/16044
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O diálogo entre teoria e prática no PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
Autor(es): Bentes, Haroldo de Vasconcelos
Palavras-chave: PROEJA;Diálogo;Aprendizagens
Data do documento: 2010
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: BENTES, Haroldo de Vasconcelos. O diálogo entre teoria e prática no PROEJA, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 32, v.2, n. 60, p. 161-179, 2010.
Resumo: O artigo tem como objeto de estudo a relação teoria e prática na aprendizagem no âmbito do Proeja, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). A discussão teórica versará sobre os apartes jurídico- normativos e os fundamentos teóricos da Educação de Jovens e Adultos, dialogando com a teoria da dialogicidade de Paulo Freire, pressuposto epistemológico deste estudo. Quanto aos fundamentos metodológicos da investigação de campo serão problematizados a partir do diálogo entre teoria e prática, seus desafios, contradições e possibilidades de "aprendizagens" significativas no universo dos sujeitos do Proeja, em "espaços" e "tempos" diferenciados. Por último, serão apresentados os achados da pesquisa de campo, e as aproximações possíveis para uma educação libertadora, por exemplo; aonde o professor faça a mediação de atividades e saberes, e os alunos e alunas criem os "processos" com autonomia à apropriação ou não de novos saberes e domínios científico-tecnológicos (conhecimentos), visando à emancipação sociopolítica.
Abstract: The article has as object of study the relationship between theory and practice in learning in the circuit of PROEJA, in the Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará (IFPA).The theoretical discussion will focus on the contributions legal-normative and theoretical foundations of Young and Adults Education, dialoguing with Paulo Freire's Theory of Dialogue, epistemological purpose of this study. As to the methodological foundations of the field investigation, they will be worked from the dialogue between theory and practice, its challenges, contradictions and possibilities of learning significant in the universe of the subjects of PROEjA in differentiated 'space' and 'time'. Finally it will be presented the findings of the field research, and possible approaches to a liberating education, as for example, where the teacher does the mediation of activities and knowledge and the students create the processes with autonomy to get or not new knowledge and dominion in scientific-technological knowledge, aiming a social political emancipation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/16044
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_hvbentes.pdf8,58 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.