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Tipo: Dissertação
Título: Verso e avesso da sombra: tessitura de profanação sensível (pensartecorpo na experiência de Bioética e Aionética)
Título em inglês: [The] reverse and [the] opposite of darkness: texture of sensitive profanation (think´art-body within the experience of bioethics and aionethics)
Autor(es): Sousa, André Feitosa de
Orientador: Silva Neto, Francisco Ursino da
Palavras-chave: Amor;Adaptação à Escuridão;Resistência à Tração;Discinesias;Magia
Data do documento: 11-Dez-2014
Citação: SOUSA, A. F. Verso e avesso da sombra: tessitura de profanação sensível (pensartecorpo na experiência de Bioética e Aionética). 2014. 680 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Comunitária, Universidade Federal do Ceará, 2014.
Resumo: Tratou-se de um experimento Mítico-Erótiko no suporte da BioÉtica-AionÉtica-Ética-da-Vida por meio de uma cultura da Skótos (Sombra) em solução abstrato-teórico-filosófica (vide procedimentos em Giorgio Agamben) onde se desenvolveram cepas híbridas de idiopaticidade e de criptogenicidade que foram inoculadas no galo-de-Sócrates-para-Asclépio em vias de administração da oralidade, do rito, da espiritualidade, da filosofia, das humanidades e das artes (dança-Butô, teatro, performance, música, cinema, pintura, fotografia, literatura epistolar, poética, biográfica) com o propósito de observar uma sintomatologia do Contemporâneo e seus possíveis efeitos adversos (Contra-Temporâneos) nos corpos da potência, diferença, sensações e afetos. Ao descrever os processos de mutações que se efetivaram nesse protocolo, constatou-se que o próprio campo da Linguagem empreendeu uma curva endógena (experiência sobre si mesmo), em dobraduras que resistiram às configurações fixadas para um uso da gramática e/ou da finalidade identitária. Nessa zona limítrofe-laboratorial das variáveis no Pensamento e na Linguagem (Fora), enquanto a Subjetividade e os Saberes dos Modernos espargiram-se nas intensidades da imanência, persistiu uma estrutura expelida da Pólis arcana, uma arké da feiticeira no Sertão, outrora marginal ao tratamento que o Discurso-Verdade recebe na poesia (das Musas) e na filosofia (do Lógos), nos termos da Lei (Nómos) e da Ordem (Kósmos). A análise para a coleta dos dados restritos ao presente sugere a multiplicidade de novos estudos a partir da intersecção de metodologias de conhecimento tácito em camadas distintas da virtualidade. Por fim, esse trabalho declara conflito de interesses às problemáticas da sua época, atinente às influências dos Pós-Modernos, dos Pós-Estruturalistas e dos Contemporâneos no pensamento da Saúde e do Cuidado.
Abstract: A Mythical-Erotic experiment in BioEthics-AionEthics-Life Ethics as substantiated by a culture of Skotos (Darkness) in an abstract-theoretical-philosophical solution (see procedures in Giorgio Agamben) within which hybrid strains of idiopathy and cryptogenicity were developed and inoculated in Socrates’s Cock-for-Asclepius during the process of administration, of orality, of the rite, of spirituality, of philosophy, of the humanities and of the arts (Butoh dance, theater, performance, music, cinema, painting, photography, epistolary literature, poetics, biography), with the aim of observing a symptomatology of the Contemporary and its possible adverse affects (Counter-Temporaries) upon the bodies of potency, difference, sensations and facts. In describing the processes of mutations that took place within that protocol, it became clear that the field of Language itself had performedan endogenous curve (experience of oneself) in folds that resisted fixed configurations for grammar and/or identity purposes. Whereas, in this coterminous laboratorial zone of variables in Thought and Language (Outside), Subjectivity and the Knowledge of the Moderns spread throughout the intensities of immanence, one structure that had been expelled from the arcane Polis lives on – an arche of witchcraft in the Sertão, once marginal to the treatment that Truth-Discourse given to poetry (by the Muses) and to philosophy (by the Logos), in terms of Law (Nomos) and Order (Kósmos). The analysis of data collection restricted to the present suggests the multiplicity of new studies based on the intersection of methodologies of tacit knowledge in distinct layers of virtuality. Finally, this thesis declares a conflict of interests with the problems of its age, pertaining to the influence of the Postmoderns, the Poststructuralists and the Contemporaries upon Health and Care thinking.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15782
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