Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15591
Title in Portuguese: Aprendizagem organizacional no corpo gerencial da Telemar-PA
Author: Nobre, Francircley Sampaio
Advisor(s): Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Keywords: Aprendizagem organizacional
Gestão do conhecimento
Prestadoras de serviços de Telecomunicações
Issue Date: 2005
Citation: NOBRE, Francircley Sampaio. Aprendizagem organizacional no corpo gerencial da Telemar-PA. 2005. 126 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2005.
Abstract in Portuguese: Este trabalho teve como objetivo, analisar o processo de aprendizagem organizacional no corpo gerencial da TELEMAR – PA. Trata-se de um estudo de caso de caráter qualitativo, descritivo e exploratório, efetuado em uma empresa de telecomunicações, a TELEMAR – PA, onde foram desenvolvidas entrevistas com os gerentes da mesma. Para dar sustentação à pesquisa, utilizou-se uma fundamentação teórica composta de elementos que propiciassem um entendimento acerca dos conceitos, necessidades, barreiras, entre outros aspectos relacionados à aprendizagem. O presente estudo teve como objetivo investigar como a TELEMAR – PA desenvolve ambientes propícios à aprendizagem e como os gestores desta organização conseguem agregar inovação e participação como elemento de diferenciação. Os resultados alcançados com esta pesquisa ratificam o crescimento e tendência da empresa para desenvolver-se no aspecto tecnológico, no entanto, mostra uma descontinuidade no processo de aprendizagem, já que, apesar de oferecer recursos para tal, exemplo da Academia de Liderança e da Universidade TELEMAR, a empresa desvirtua-se no que diz respeito ao desenvolvimento do que é proferido.
Abstract: This work is aimed at analyzing the organizational learning process in the managerial corps of TELEMAR - PA. This is a qualitative, descriptive, and exploratory case study conducted at the telecommunications company, TELEMAR – PA, where its managers were interviewed. In order to give support to this research, we have used a theoretical foundation made up of elements that could produce an understanding of the concepts, needs, and barriers, among other aspects, related to learning. The present study had as its aim to investigate how TELEMAR – PA develops environments that are propitious to learning, and how its administrators manage to aggregate innovation and participation as a differentiating element. The results reached through this research confirm the company’s growth and its trend to develop in the technological aspect, however, they show discontinuity in the learning process because, although the company offers resources to this end, such as A Academia de Liderança and Universidade TELEMAR, it does not accomplish what it professes.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15591
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_dis_fsnobre.pdf560,46 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.